A CHEP acaba de apresentar um novo contentor, o FalConic, uma solução de embalagem sustentável, porquanto é reutilizável e empilhável. Foi concebida para o manuseamento, armazenamento e transporte de cargas secas de peso leve e médio.
Disponível no mercado a partir do início de 2025, foi dada a conhecer no âmbito da FachPack 2024, uma das principais feiras europeias de embalagens, tecnologia e processamento, que decorreu em finais de setembro na cidade alemã de Nuremberga.
Em comunicado, a empresa especializada em soluções de logística, nomeadamente pooling de paletes, realça que este contentor, criado pela divisão Pallecon da CHEP Europa, representa “um marco significativo no empenho em fornecer soluções inovadoras de alta qualidade para satisfazer as necessidades em constante evolução dos setores, como o embalamento e a coembalagem, mas também do comércio eletrónico, em que as embalagens de transporte de utilização única criam ineficiências e custos desnecessários nos processos de manuseamento e eliminação”.
Feito com 80% de materiais reciclados pós-consumo (PCR), o FalConic representa uma alternativa reutilizável a embalagens de transporte de utilização única, ajudando as empresas a minimizar o respetivo impacto ambiental. A empresa especifica que a possibilidade de dobragem do contentor também oferece um armazenamento otimizado, o que implica um menor número de camiões necessários para o transporte, contribuindo diretamente para a diminuição de emissões de carbono.
Além da sustentabilidade, foi concebido tendo em conta a eficiência e a funcionalidade. Assim, com uma capacidade de carga de até 600 kg e volume de 1014 litros, este novo contentor está equipado com um mecanismo automático de bloqueio com suporte, que elimina a necessidade de utilizar película, reduzindo os custos de trabalho e otimizando as operações.
Acresce que “o design melhorado” da palete base permite a “integração perfeita” com grampos automatizados, tornando-o numa “solução ideal” para processos manuais e automatizados. O design ergonómico garante uma utilização fácil, ao eliminar a necessidade de o utilizador se dobrar para fixar o suporte.
No comunicado, a CHEP nota ainda que o FalConic é de série única, com um código de leitura que faculta informações sobre a localização dos contentores, padrões de utilização e tempos de ciclo, possibilitando que os clientes identifiquem oportunidades para aumentar eficiências e melhorar a gestão das respetivas operações de negócio.