O Porto de Setúbal recebeu uma comitiva da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), com o objetivo de visitar o novo espaço de operação do scanner móvel de contentores da infraestrutura.

A implementação do scanner móvel nos dois terminais resultou de uma colaboração entre a AT, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e os concessionários Tersado e Sadoport, com vista a melhorar as condições de operação do scanner no âmbito da inspeção e verificação não invasiva de cargas, reforçando assim o esforço conjunto na proteção da atividade portuária. Deste modo, o scanner permite que a AT verifique o conteúdo dos contentores através de radiações, sem necessidade de proceder à sua abertura.

O novo scanner permite à APSS aumentar o combate à fraude fiscal e ao tráfico de cargas ilícitas, proporcionando uma maior segurança, simplificação, celeridade e eficácia dos processos de controlo relacionados com o desalfandegamento das mercadorias.

Em visita estiveram o subdiretor geral dos Recursos Financeiros e Patrimoniais da AT, Nélson Roda Inácio, o diretor da Alfândega de Setúbal, Gil Pinto, e os membros do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, Ricardo Roque e António Caracol.

Carlos Correia, presidente da APSS, destacou a importância desta visita e deste equipamento para a modernização e eficiência do porto setubalense: “este é um investimento fundamental para o Porto de Setúbal, que reflete o compromisso de todas as entidades envolvidas em melhorar as infraestruturas e os processos de controlo aduaneiro. Com este espaço mais protegido para a utilização do scanner, seremos capazes de aumentar a segurança e a rapidez nas operações de desalfandegamento, contribuindo para um comércio internacional mais ágil e seguro”.