A DB Schenker anunciou uma solução de monitorização remota de contentores através de Inteligência Artificial (IA). O Ocean Bridge é a nova solução que oferece informações em tempo real sobre todo o percurso marítimo da carga, com visibilidade ao nível do contentor, enquanto a IA generativa faz previsões mais fiáveis para os envios no transporte marítimo.
A nova ferramenta da DB Schenker procura fornecer aos clientes um serviço de monitorização e planeamento, ao nível do navio, do envio e mesmo do contentor durante o transporte marítimo.
O Ocean Bridge mostra os dados precisos sobre a hora estimada de partida, momento de atracar e chegada dos navios e as suas rotações portuárias em todo o ciclo de serviço, através de um mapa interativo. “Esta visibilidade completa das operações marítimas permite aos clientes gerir a sua cadeia de abastecimento de forma mais eficiente. Podem evitar custos de transporte não planeados, adaptando-se proativamente a alterações e interrupções em qualquer altura”, aponta a empresa em comunicado.
Por parte da DB Schenker, Thorsten Meincke, membro do Conselho de Administração do Transporte Aéreo e Marítimo de Mercadorias, considera que “os clientes da DB Schenker estão mais capacitados para tomar decisões informadas e melhorar a eficiência operacional graças ao Ocean Bridge. Esta ferramenta baseada em IA representa um avanço significativo na tecnologia de logística marítima e sublinha o compromisso da DB Schenker com a inovação e a excelência no setor da logística para o bem dos nossos clientes”.
Eva Grieser, Diretora de Gestão e Arquitetura de Dados, Frete Marítimo, acrescenta ainda que “o Ocean Bridge está a combinar dados da cadeia de eventos dinamicamente aumentados com inteligência artificial. Os nossos clientes podem tomar medidas preventivas antes da ocorrência de desafios e, assim, evitar custos”.
A DB Schenker explica que o mapa interativo visualiza a informação do contentor e oferece uma visão geral abrangente do envio. Através de dados telemáticos e algoritmos dinâmicos que incluem posições AIS (Sistema de Identificação Automática) e detalhes aumentados de rotação de portos, fornecendo horários totalmente preditivos de maior fiabilidade, os utilizadores têm acesso ao estado detalhado da embarcação e a atualizações da sua localização em tempo real, bem como a loops de serviço previstos e rotações portuárias.
Assim, o cliente passa a ter total visibilidade da hora prevista de chegada, bem como das previsões de ancoradouro, podendo planear de forma mais eficaz e tomar medidas preventivas, no caso de uma possível perturbação, minimizando os custos adicionais de atrasos e gerindo eficazmente a ameaça de perturbações durante o trânsito.
Para além disso, indica que os clientes podem evitar significativamente os custos desnecessários de demurrage e detenção através da gestão dos atrasos. “Em tempos de perturbações globais cada vez mais frequentes, a ferramenta identifica, por exemplo, os atrasos e dá a possibilidade de recalcular continuamente as rotas, apoiando a tomada atempada de decisões”, destaca ainda o comunicado.