A IFCO, especializada em soluções de recipientes reutilizáveis para produtos frescos, desenvolveu uma nova palete de plástico reutilizável, “ultraleve e digitalmente melhorada”, concebida para otimizar a logística.

Apresentada no palco da Fruit Attraction, em Madrid, a Nestor pesa 14 quilos, uma diminuição face aos habituais 22 a 4 quilos das paletes de madeira. Além disso, é encaixável e resistente, o que permite o empilhamento. De modo a garantir a segurança, inclui bases mais largas, um design de encaixe e é reforçada com barras de metal para o transporte de até 1000 kg.

Em comunicado, a IFCO adianta que esta palete é economizadora de espaço, reduzindo “significativamente” os percursos da cadeia de transporte e as emissões de carbono ao longo da cadeia de abastecimento de produtos frescos.

A Nestor está disponível exclusivamente através do IFCO SmartCycle, o ecossistema de circuito fechado para o “pooling” sustentável de paletes, que facilita as operações de logística. Está equipada com Bluetooth Low Energy (BLE), GPS e tecnologia de código QR, o que, de acordo com a empresa, contribui para melhorar o seguimento de produtos frescos, dos produtores até ao ponto de venda.

“O nosso design inovador, ultraleve e economizador de espaço permite colocar 1386 paletes vazias num camião. Trata-se de 2,5 vezes mais do que é possível fazer com as paletes de madeira convencionais. Com a Nestor, os nossos clientes diminuem os percursos da cadeia de transporte em 62%, reduzindo custos e as emissões de CO2. A ventilação é melhorada e o carregamento de encomendas é uma tarefa mais simples e segura”, enquadra o diretor de Vendas da Plastic Pallet Europe na IFCO, Marco Geremia.

“A Nestor proporciona uma substancial poupança ambiental na cadeia de abastecimento de produtos frescos. O nosso design superior e resistente elimina a necessidade de inspeções e reparações frequentes, que são comuns com as paletes de madeira convencionais. E caso uma palete alguma vez fique danificada, esta nunca será desperdiçada. Assumimos a responsabilidade da reciclagem de paletes danificadas no nosso circuito fechado IFCO SmartCycle”, acrescenta o vice-presidente ESG e Marketing Estratégico, Inigo Canalejo.