A Aliados Consulting foi selecionada para coordenar a nível nacional a implementação do CO2 Performance Ladder em Portugal, uma ferramenta que permitiu aos Países Baixos liderar na temática das compras públicas sustentáveis, fazendo com que, por ano, mais de 3.000 contratos públicos tenham utilizado esta solução.
O CO2 Performance Ladder é uma ferramenta de gestão que ajuda as empresas a gerir e a reduzir as emissões de carbono, integrando objetivos ambientais estratégicos nas suas operações e cadeias de abastecimento. Além de apoiar diretamente a redução das emissões, as empresas que adotam este instrumento beneficiam de vantagens competitivas em processos de contratação pública.
Atualmente, mais de 1.200 organizações utilizam esta solução para reduzir as suas emissões, e mais 200 entidades utilizam-na para beneficiar os fornecedores mais sustentáveis no processo de contratação.
A implementação em Portugal tem um potencial de impacto significativo para entidades que operam no setor das infraestruturas e, especialmente, em setores com elevada intensidade carbónica, nomeadamente construção, energia e logística. Enquanto isso, serve também como uma solução para cumprir as exigências da legislação europeia, como o Pacto Ecológico Europeu, o Fit for 55, ou a Política Europeia de Contratação Pública.
Tiago Ferreira, diretor executivo da Aliados Consulting, destaca a importância da implementação desta ferramenta em Portugal, apontando como “um extraordinário contributo para acelerar as compras públicas sustentáveis”. Reforça ainda que “quando desenvolvemos o projeto Eco Compras, que pretendeu inspirar e capacitar o setor público para a adoção da sustentabilidade como fator de decisão de uma compra, percebemos o grande desafio que isso constituía. Portugal tem a sua estratégia nacional, o ECO360 em implementação, com o objetivo de que todas as organizações públicas tenham uma estratégia de compras públicas ecológicas até 2030, sendo que o ritmo de implementação que encontramos nos levou a concluir que tais objetivos nunca seriam alcançados”.
Assim, Tiago Ferreira indica que o CO2 Performance Ladder se apresenta como uma “via verde” à adoção de critérios de sustentabilidade nas compras, uma vez que é uma solução testada e validada a nível internacional pelo Local Governments for Sustainability (ICLEI), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD), e reconhecido como boa prática pela Comissão Europeia.
A Aliados Consulting terá a missão de incentivar as entidades públicas portuguesas a aderirem a esta ferramenta, de forma a criar um mercado mais descarbonizado, dar resposta a alguns dos desafios do ECO360, e tonar a pegada carbónica das empresas como uma vantagem competitiva, podendo, assim, beneficiar de concursos públicos nacionais, mas também internacionais onde esta ferramenta já se encontra implementada.