Os resultados de um inquérito da DPW apontam para um crescimento de 187% na adoção da IA no próximo ano, mas apenas 20% das equipas de procurement utilizam atualmente a IA em grande escala.

A DPW Amsterdam divulgou na sua conferência os resultados do seu novo estudo “10X Procurement”, que resulta de uma colaboração entre a DPW e o Professor Remko van Hoek da Universidade do Arkansas. A investigação baseia-se em informações de mais de 200 líderes globais de procurement e afirma ter encontrado uma “desconexão espantosa” entre a apetência pela transformação digital entre as equipas de procurement e a sua capacidade de executar efetivamente essas transformações. À medida que as empresas se debatem com as rápidas mudanças no mercado, as conclusões sublinham a necessidade urgente do procurement evoluir e promover mudanças significativas.

“A tecnologia está a avançar à velocidade da luz – mas os líderes de procurement estão a lutar para impulsionar a mudança ao mesmo ritmo”, disse Matthias Gutzmann, fundador da DPW. “Existe uma desconexão entre a ambição de transformar e a prontidão para o fazer acontecer.” Gutzmann acrescenta que o estudo 10X Procurement demonstra que “embora o procurement esteja à beira de algo inovador, as equipas estão mal equipadas para aproveitar esse potencial”.

O objetivo da DPW é fornecer às equipas os conhecimentos, a tecnologia e as parcerias necessárias para “pensar e agir dez vezes mais do que a sua capacidade atual”.

Entre as principais conclusões do estudo destaca-se:

1. Lacuna de competências alarga fosso entre visão e execução

Os fornecedores de tecnologia de procurement estão a fazer soar o alarme sobre uma lacuna de competências cada vez maior, citando um défice de 30-35% em capacidades críticas como a gestão da mudança, a abertura à IA e a perspicácia digital, ameaçando o sucesso dos esforços de transformação digital da área.

2. Adoção de tecnologia está a aumentar, mas subutilização prejudica o progresso

Apesar de a IA estar a fazer furor em todos os setores, apenas 20% dos inquiridos estão a adotar ou a aumentar a IA nas suas funções de compras e os processos de compras continuam a ser apenas 50% automatizados, em média. Essa falta de adoção representa uma oportunidade significativa perdida para simplificar as operações e impulsionar a inovação, colocando as compras em risco de ficar para trás no movimento de transformação digital.

3. 2025: o ano da revolução digital nas compras

Olhando para o futuro, os inquiridos preveem um aumento dramático de 187% na adoção e expansão da IA em 2025 nos processos de aquisição e muita tecnologia. Isso aponta para uma mudança de tecnologias operacionais para soluções mais estratégicas e orientadas para o relacionamento.

4. Atraso cultural trava transformação digital apesar de roteiros claros

Embora muitas equipas de procurement apresentem roteiros claros para a transformação digital, o relatório da DPW conclui que a cultura necessária para adotar e sustentar esta mudança continua subdesenvolvida. Os inquiridos classificaram como baixo o grau de preparação das suas organizações para conduzir o tipo de transformações radicais necessárias para se manterem competitivas.

5. Novo manual exige agilidade e inovação em vez de redução de custos

Verificou-se que um grande número de inquiridos coloca a poupança à frente de outros objetivos. Em contrapartida, as organizações que privilegiam a agilidade e a resiliência registam sistematicamente melhores resultados do que as suas congéneres. Isto sublinha a necessidade urgente do procurement redefinir as métricas de sucesso e afastar-se dos objetivos rígidos de redução de custos para estratégias mais inovadoras e orientadas para as relações, que conduzam a uma maior resiliência.

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