Através de uma parceria estratégica com a Gondrand, a Lusocargo reforçou a sua rota de transporte para Marrocos, procurando melhorar a conectividade e eficiência na movimentação de mercadorias entre os dois países, disponibilizando soluções logísticas seguras de armazenagem e distribuição.
O novo serviço semanal terá saídas às sextas-feiras, com lead times de 48 horas até Tânger e de 72 horas até Casablanca. A empresa considera que através desta parceria “reforça o compromisso da empresa ao nível das suas soluções logísticas otimizadas, integrando as melhores práticas de tecnologia e segurança”, e avança que a frota que opera nesta rota inclui camiões box, “pensados para assegurar a máxima proteção das mercadorias, minimizando os riscos durante o transporte”.
Os clientes podem também tirar partido da European Road Freight Network do Goupe BBL, ao qual a Lusocargo pertence, alargando a sua rede de distribuição e aumentando a conectividade entre a Europa e o Norte de África.
João Silva, diretor-geral da Lusocargo, considera que este serviço “reflete o empenho da Lusocargo em oferecer serviços logísticos de excelência, combinando a vasta experiência com uma rede de parceiros internacionais de grande confiança. Este novo serviço é uma oportunidade para reforçar as trocas comerciais entre Portugal e Marrocos, proporcionando aos nossos clientes um serviço rápido, seguro e de confiança”.
Segundo dados do INE, as exportações nacionais para Marrocos já ultrapassaram os mil milhões de euros, sendo atualmente o 13.º maior cliente de Portugal, com uma quota de 1,3%, e 27.º ao nível das importações (0,4%), mantendo a balança comercial de bens positiva com um excedente de 555 milhões de euros no último ano. Entre 2019 e 2023, este mercado tem apresentado um crescimento anual a dois dígitos, entre 13,6% e 25,2%. Em 2022, destacaram-se as exportações de Máquinas e Aparelhos (19,8%), Veículos e Outro Material de Transporte (17,0%), Plásticos e Borracha (10,7%), Pastas Celulósicas e Papel (9,6%) e Metais Comuns (7,1%).