Um ano após a implementação do software Generix WMS no maior armazém da Rexel Itália, empresa especializada na distribuição multicanal de produtos, serviços e soluções para o setor da energia, foram geradas melhorias ao nível da produtividade, fiabilidade dos níveis de stock e rastreabilidade de mercadorias.
A Rexel Itália decidiu, em 2021, otimizar a logística dos seus armazéns em Brescia e Pomezia, que servem 19 pontos de venda e clientes em todo o país. Lidam com mais de 17.000 SKUs, enquanto o processamento total das encomendas ascende a cerca de 150.000 linhas por mês.
Com o objetivo de aumentar o nível de serviço aos clientes, e a produtividade do armazém através da digitalização dos processos logísticos, a empresa decidiu substituir os WMS antigo por uma solução mais avançada e abrangente.
Assim, optou pelo Generix WMS devido a algumas funcionalidades cruciais, nomeadamente: a extensa cobertura funcional da solução para gerir os processos logísticos específicos do mercado em que a Rexel opera; a disponibilidade da solução em modo SaaS e a possibilidade de criar modelos facilmente replicáveis para outros sites logísticos, contribuindo também para um time-to-value mais rápido; a abordagem global que caracteriza o modo de funcionamento da Generix; e a presença local de uma equipa com capacidade de responder rapidamente aos pedidos.
Em maio de 2023 ficou concluído o projeto implementado no primeiro armazém em Brescia. Um ano depois, os resultados revelam uma redução significativa nas horas extra, uma maior fiabilidade dos dados de stock e de rastreabilidade das mercadorias, e uma redução na taxa de erros de picking em mais de 40% em comparação com os valores médios dos anos anteriores.
“A Rexel Itália beneficia agora de uma solução de gestão de armazém de última geração, capaz de responder de forma flexível e eficaz às nossas necessidades logísticas específicas, de uma equipa altamente profissional e de um apoio local reativo e colaborativo”, afirma Giuseppe Zarbano, supply chain director da Rexel Itália. Acrescenta ainda que “podemos confiar numa solução de software que evolui e nos ajuda a melhorar, bem como num parceiro capaz de nos apoiar agora e na evolução futura do nosso desempenho logístico e empresarial”.