De modo a melhorar a gestão de encomendas por parte dos seus clientes, a GLS Portugal lançou uma nova funcionalidade WhatsApp Business Integrada com a App My GLS. Deste modo, não só o cliente passa a ter uma maior flexibilidade na entrega, como melhora o sucesso de primeira entrega da empresa.

Através desta ferramenta, os utilizadores que tenham dado permissão na App My GLS para serem contactados pela empresa através de uma mensagem via WhatsApp Business, permitindo-lhes redirecionar as suas encomendas para uma Parcel Shop mais próxima no caso de impossibilidade de receção.

A empresa destaca em comunicado que “este serviço foi desenvolvido para garantir que as entregas são geridas com a maior comodidade possível, oferecendo uma experiência adaptada ao estilo de vida moderno e às necessidades de flexibilidade dos clientes”.

Assim que o cliente dê o seu consentimento na aplicação, a GLS poderá comunicar diretamente com o utilizador via WhatsApp Business, podendo sugerir o encaminhamento da encomenda para a Parcel Shop mais próxima, tendo por base o código postal de destino. Através do chat, o destinatário pode visualizar diversas alternativas de pontos de conveniência e redirecionar a entrega, caso não esteja disponível no local inicialmente indicado.

A GLS destaca a simplicidade do processo desta nova funcionalidade, e que uma vez dado o consentimento de contacto, ele permanece ativo para todas as futuras entregas da GLS Portugal, até o utilizador decidir cancelar a sua inscrição no serviço. “Desta forma, os destinatários têm sempre a flexibilidade de escolher a opção de entrega que melhor se adapta à sua agenda”, explica a empresa.

David Barrero Molino, managing director da GLS Portugal, considera que “a introdução desta ferramenta reforça o nosso compromisso em colocar o cliente no centro da experiência de entrega. Ao aliar conveniência, flexibilidade e sustentabilidade, a GLS Portugal não só otimiza o processo de envio, mas também contribui para a redução do impacto ambiental. Com esta nova funcionalidade, continuamos a inovar o setor logístico, promovendo entregas mais eficientes e adaptadas ao estilo de vida dos nossos clientes, garantindo que cada encomenda é gerida com a máxima comodidade e responsabilidade”.

A ferramenta foi lançada na semana passada e a GLS Portugal já observou um impacto significativo na otimização das entregas. No primeiro dia de implementação, 800 utilizadores utilizaram a nova funcionalidade via WhatsApp Business. “Este resultado reflete o sucesso da integração da ferramenta e a crescente preferência dos destinatários por soluções mais flexíveis e convenientes”, considera a distribuidora.

Para além dos benefícios para o cliente, com a flexibilidade de estes poderem levantar a encomenda no horário que mais lhe convém, sem precisar de esperar pelo estafeta na morada de destino, há ainda os benefícios ao nível da sustentabilidade, reduzindo o impacto dos quilómetros percorridos por entrega, ao não ser necessário uma segunda deslocação para a mesma encomenda.

Atualmente, a GLS conta com mais de 900 pontos de conveniência por todo o país, funcionando como suporte à distribuição e permitindo à empresa promover entregas mais sustentáveis e eficientes.