Em visita oficial a Portugal, o ministro dos Portos e Aeroportos brasileiro, Silvio Costa Filho, anunciou recentemente que o Brasil espera assinar um acordo de cooperação com Portugal, que irá tornar o Porto de Sines numa plataforma logística do país sul-americano para a Europa, reforçando a ligação entre os países e continentes.

Segundo avançou, este foi um dos assuntos tratados com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz, e trata-se de “um acordo comercial”, e que “em nenhum momento foi discutida a possibilidade de empresas brasileiras participarem no porto”.

“O que discutimos é que grandes operadores que já têm portos no Brasil (…) possam exportar produtos para o porto de Sines e este servir como parte do ‘hub’ internacional para outros portos aqui na Europa”, destacou Silvio Costa Filho. Do lado brasileiro, pretende dialogar com os portos de Santos, Paranaguá, Pecém, Suape e Pernambuco, enquanto pontos de ligação.

Por agora, é necessário identificar parceiros comerciais que operam no Brasil e em Portugal, e outros que possam fazer essas operações conjuntas. O ministro brasileiro refere ainda que “é uma prioridade do Presidente Lula [Luis Inácio Lula da Silva] ampliar o diálogo com Portugal e, cada vez mais, com o mercado europeu”, e que o Porto de Sines se possa tornar um hub logístico do Brasil na Europa, à semelhança de como Lisboa se tornou um hub internacional de aviação.

Nos próximos meses, as equipas dos dois ministérios vão estruturar o texto conjunto, de modo a que o acordo possa ser assinado durante uma visita do ministro português ao Brasil, o que, segundo apontou Silvio Costa Filho, poderá ocorrer durante a próxima cimeira Luso-Brasileira, a realizar-se provavelmente em fevereiro de 2025.