A Vanderlande, líder em automação de processos de logística para armazéns, aeroportos e encomendas, assinou um acordo para a aquisição da Siemens Logistics, um fornecedor líder de movimentação de bagagem e carga de valor agregado, por 300 milhões de euros.
A aquisição já teve a aprovação e o apoio dos conselhos de supervisão e de administração, tanto por parte da própria quanto da sua empresa-mãe, Toyota Industries Corporation (TICO), bem como da administração da Siemens.
Em comunicado, a Vanderlande revela que esta transação irá “aumentar significativamente o valor para o cliente, fornecendo acesso acelerado a tecnologias avançadas, melhorando a presença global para um melhor serviço local e criando mais valor para o cliente através de sinergias no desenvolvimento de tecnologia”, reforçando assim a sua presença no mercado de logística automatizada e no negócio aeroportuário.
A empresa destaca que se estão a sentir mudanças e uma crescente procura por sistemas eficientes e automatizados, e reconhece as tendências do setor e o potencial de crescimento sustentado, devido ao aumento das viagens de passageiros e à consequente modernização dos aeroportos.
Andrew Manship, presidente e CEO da Vanderlande, considera que “a abordagem inovadora e o modelo de negócios robusto da Siemens Logistics alinham-se perfeitamente com a visão da Vanderlande para o futuro. A sua mentalidade inovadora e virada para o futuro também prova a sua capacidade de adaptação às dinâmicas do mercado em mudança. Os nossos clientes beneficiarão de uma gama mais ampla de soluções e serviços, permitindo-lhes enfrentar os seus desafios de forma mais eficaz”.
Por parte da Siemens Logistics, Michael Schneider, CEO da empresa, afirma que “como fornecedor distinto de soluções para logística aeroportuária, a Siemens Logistics conta com uma reputação de primeira classe nas áreas de movimentação de bagagem e carga aérea. Juntamente com a Vanderlande e com as nossas equipas globais comprometidas, estamos ansiosos por trazer um novo impulso à indústria aeroportuária e apoiar os negócios dos nossos clientes com tecnologias orientadas para o futuro”. Deste modo, considera que o seu portfólio, juntamente com as suas ofertas de serviços inteligentes, “complementará perfeitamente o portfólio da Vanderlande e continuará a impulsionar a automação e a digitalização no setor. Uma futura configuração conjunta oferecerá aos nossos clientes, bem como às nossas equipas, um desenvolvimento significativo e potencial de valor acrescentado”, conclui.
Ranf P. Thomas, CFO da Siemens AG, avança ainda que “encontrámos na Vanderlande o melhor futuro proprietário para o nosso negócio de logística aeroportuária. (…) Ao vendermos a Siemens Logistics, estamos a dar outro passo importante em aprimorar o nosso portfólio enquanto empresa líder de tecnologia”.
A transação está ainda sujeita às aprovações regulatórias habituais, esperando-se que fique concluída durante 2025.