A Alibaba e a JD, duas gigantes chinesas rivais do comércio eletrónico, optaram pela colaboração para expandir os serviços que oferecem a vendedores e clientes, avança a C de Comunicación.
O acordo entre as duas empresas permitirá com que a filial logística da JD passe a oferecer serviços logísticos no Taobao e Tmall, dois dos maiores marketplaces da China. Assim, os vendedores destas plataformas poderão utilizar os serviços da JD, que vão desde o armazenamento até ao envio.
Atualmente, a Alibaba lidera o mercado eletrónico na China, com o TMall a dominar o mercado B2B, e o Taobao destaca-se no mercado B2C e C2C. A JD ocupa o segundo lugar com uma quota de mercado que já atingiu os 21%.
O desbloqueio dos serviços logísticos da JD nas plataformas online do seu principal concorrente acontece num momento em que as compras online continuam a aumentar, assim como as exigências dos consumidores. Além disso, a expansão destes serviços impulsiona a competitividade entre os diferentes fornecedores logísticos no mercado asiático.
A China é o país com o maior mercado de entregas urgentes de todo o mundo, prevendo alcançar os 220.000 milhões em 2028.
Foto: CTGN