A melhoria contínua dos processos de contratação pública é o objetivo da central de compras que a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) acaba de apresentar publicamente. Na sessão, que decorreu a 5 de novembro, deu a conhecer aos municípios aderentes o modelo de funcionamento, bem como a plataforma de suporte à atividade.

Este é um projeto suportado pelo Regulamento Orgânico e de Funcionamento da CIMAC, publicado no Diário da República n.º 130, 2.ª série, de 8 de julho de 2024, visando “proporcionar economias de escala, simplificar e agilizar procedimentos, além de aprimorar a eficiência e a eficácia nas aquisições públicas”.

Em comunicado, a CIMAC nota ainda que a central de “representa um importante passo em direção à colaboração intermunicipal”, refletindo o seu compromisso com os interesses e necessidades dos municípios aderentes.

No que toca aos fornecedores, a comunidade intermunicipal nota, na plataforma de apoio à central de compras, que beneficiam de procedimentos mais rápidos e mais simples, normalizados entre as entidades aderentes, sem custos de acesso e de utilização, bem como da experiência prévia em negociações conjuntas.