Através de um processo de rebranding, a CLS iMation passou a chamar-se Dymation, combinando os conceitos de “dinâmica” e “automação”, anunciando a evolução da sua unidade de negócios de automatização e digitalização de processos logísticos.

Com este anúncio, a Dymation assume também o desafio de reforçar a sua liderança nos próximos anos no mercado da intralogística em Itália, França, Portugal, Espanha e Benelux, em especial nos setores Automóvel, Alimentação & Bebidas e Manufatura.

“A Dymation vai operar à escala internacional através do polo tecnológico do Grupo dedicado a sistemas de automação e ao incremento da eficiência das cadeias de abastecimento, uma área que inclui também a Alax Automation (Bélgica) e a Alfaproject.net, uma empresa do universo CLS”, avança a empresa em comunicado, procurando um rápido crescimento no mercado da Intralogística na Europa Ocidental.

Esta nova unidade de negócios integrará soluções de automação no domínio da intralogística, tirando partido de tecnologias como veículos inteligentes para a automação da movimentação de cargas (AMR – Robôs Móveis Autónomos); AGV (Veículos Guiados Automatizados) capazes de se deslocar em espaços confinados; LGV (Veículos Guiados por Laser) construídos para atingir grandes alturas. Além disso, disponibiliza robôs colaborativos para operações de recolha automática de encomendas, paletização, sistemas de visão, software de simulação, ferramentas de IA, comissionamento virtual e máquinas de enchimento e selagem.

“Graças às sinergias criadas com a Alfaproject, a Dymation posiciona-se como uma one-stop shop vocacionada para a conceção, instalação e manutenção de iVehicles (AMR/AVG), células robotizadas e armazéns automáticos, apoiados por software de interface com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e de gestão empresarial”, destaca a Dymation.

A empresa destaca que a escalabilidade das soluções adaptam-se facilmente às diferentes necessidades das empresas, permitindo-lhes gerir tarefas com flexibilidade e otimizar o espaço. Além disso, através de uma rápida integração nos sistemas existentes das empresas, a sua disponibilidade operacional é muito mais rápida.

Por outro lado, também contam com soluções de implementação de tecnologias pesadas para garantir o retorno dos investimentos e o desenvolvimento contínuo da capacidade de operação, bem como manutenção preditiva e monitorização remota, o que permite ter “uma supervisão constante e uma melhoria progressiva no desempenho, evitando falhas e otimizando ciclos de manutenção”.

Lino Tedeschi, presidente e CEO do Grupo TESYA, afirma que “o setor da logística industrial está a passar por uma mudança radical. Nos próximos anos, o crescimento de soluções tecnológicas de ponta aliviará o impacto da escassez de mão de obra, ajudando as empresas a aumentar a produtividade, a melhorar a sua competitividade e a proporcionar um ambiente mais seguro para os trabalhadores, graças à automatização de muitas tarefas que envolvem atividades manuais rotineiras. Um dos objetivos do nosso plano de negócios a três anos é promover o rápido crescimento da divisão Dymation, tanto no mercado nacional como no internacional. Pretendemos atingir este objetivo até ao final do próximo ano”.