Nelson Sampaio é Director & Principal Consultant na Silver Prisma, e um “entusiasta por sustentabilidade e transição energética”. Ao longo da sua carreira esteve ligado tanto ao procurement, como à área energética, pela qual se apaixonou. Considera que os desafios são oportunidades, tendo sempre em vista a sustentabilidade e a criação de valor.
- O que o levou a escolher esta profissão?
Desde o início que me senti atraído pela gestão de processos complexos e pelo impacto estratégico que o procurement tem nas organizações. O desafio de otimizar a cadeia de abastecimento, negociando as melhores condições e construindo parcerias duradouras sempre me fascinou. Sempre trabalhei em organizações onde se reconhecia que o procurement e a supply chain são essenciais na criação de valor para o negócio, contribuindo diretamente para o bottom line através da gestão eficaz de custos, eficiência operacional e inovação. São áreas que permitem uma visão holística do negócio, ligando diferentes setores e garantindo que todos os recursos necessários estão sempre disponíveis. A minha paixão pelo setor energético e desenvolvimento sustentável consolidou a minha decisão de seguir esta profissão nesta área, que tem desafios enormes pela frente, ou seja, grandes oportunidades.
- Qual o maior desafio para uma equipa de procurement dentro da organização?
O maior desafio é alinhar as necessidades e expectativas da organização com as realidades do mercado. Equilibrar custo, qualidade e tempo de entrega, enquanto se mitigam riscos como volatilidade dos preços e dependência de fornecedores únicos, exige uma abordagem estratégica e flexível. Além disso, garantir a sustentabilidade na cadeia de abastecimento, cumprindo rigorosos critérios ESG, é uma responsabilidade crescente. É essencial que o procurement consiga demonstrar o seu valor estratégico ao contribuir para a melhoria do resultado da empresa, não só através da redução de custos, mas promovendo a inovação e a resiliência da cadeia de abastecimento.
- Três competências-chave que mais valoriza ou que considera fundamentais num profissional de compras e procurement são…?
Destaco a capacidade de negociação como indispensável. Um profissional de procurement deve ser capaz de negociar de forma eficaz para assegurar as melhores condições, sem comprometer as relações comerciais. Também a análise crítica é essencial para avaliar o mercado, identificar riscos e oportunidades, e tomar decisões informadas. Por fim, a sustentabilidade tornou-se crucial. Compreender e implementar práticas sustentáveis na cadeia de abastecimento não é apenas uma tendência, mas uma necessidade.
Estas e outras competências devem estar estrategicamente alinhadas com os objetivos da empresa, garantindo que o procurement e a supply chain não são apenas funções de suporte, mas verdadeiros criadores de valor.
Nota: Este artigo faz parte da rubrica “3 perguntas a…” e foi publicado na revista SCMedia News #55.