A Eurowag anunciou o lançamento de um novo serviço para o mercado, através de uma solução de localização e gestão de frota que melhora o perfil de condução dos condutores, aumentando a eficiência e a poupança de combustível, em até 2 litros a cada 100km.

A recente atualização centra-se em funcionalidades que avaliam o comportamento do condutor, tendo em conta questões como travagem, excesso de velocidade do motor ou ralenti desnecessário.

Associado a esta avaliação está ainda um serviço adicional, o Coach Report, que, através de dados de telemetria, não só avalia, mas também aconselha alterações específicas nos hábitos de condução, procurando otimizar o estilo de condução de cada condutor e promover uma maior segurança e um menor consumo de combustível, bem como de desgaste do veículo.

“O serviço de gestão de frotas com recurso a dados de telemetria permite, assim, otimizar o desempenho da frota. Em primeiro lugar proporciona aos expedidores uma visão geral, e em tempo real, de todos os veículos e condutores. Em segundo permite a automatização de processos, o que resulta na poupança de tempo e custos. Por último, mas não menos importante, ajuda a monitorizar o desempenho dos condutores, a identificar hábitos ineficazes e a melhorar o estilo de condução. A nova funcionalidade Coach Report centra-se no último ponto”, explica a empresa em comunicado.

A telemetria utiliza 43 parâmetros sobre o comportamento dos condutores. Através destes, o sistema de gestão de frotas partilha uma classificação geral de cada condutor, que é subdividida em três áreas distintas: condução, Ecoroll e desgaste do automóvel.

Carlos Guerra, country manager da Eurowag Portugal, considera que “a recolha de dados sobre o comportamento dos condutores faz parte do serviço de gestão de frotas da Eurowag. Numa interface simples e fácil de utilizar, os expedidores e os gestores de frota conseguem encontrar todas as informações que lhes são importantes. Isto inclui não só informação básica sobre o condutor, como é o caso da quilometragem total ou as horas ao volante, como métricas avançadas que afetam o consumo e o desgaste do veículo, tais como a antecipação, a travagem, a desaceleração, a utilização do controlo de cruzeiro, o excesso de rotação do motor e o tempo de inatividade”.

O responsável acrescenta ainda que a maioria dos sistemas de gestão de frota está apto a recolher dados sobre os condutores, mas não é capaz de os aconselhar em como pode melhorar o estilo de condução. “Foi por isso que decidimos trazer funcionalidade para o sistema Eurowag para que, de forma realista, consiga melhorar os hábitos de condução mais ineficientes. Afinal de contas, não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de poupança. Um condutor com os hábitos de condução certos pode poupar em média dois litros de combustível por cada cem quilómetros”, destaca Carlos Guerra.

O pacote Eurowag TRUCK BASIC está disponível para os clientes que utilizam a solução EVA, mas no caso das empresas que pretendam tomar decisões com base em dados mais avançados sobre a frota, a solução Eurowag TRUCK PRO já inclui dados mais abrangentes e a nova funcionalidade de coaching.