O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a preparar-se para lançar uma pós-graduação em Logística Marítima e Portuária, segundo um anúncio recente durante as comemorações dos 45 anos da instituição, no encontro “Navegar no Hipercluster do Mar”.
A pós-graduação terá uma duração de três trimestres (270 horas) e funcionará em regime de blended learning, com preferência por sessões online, em regime pós-laboral (a partir das 18h30), e é ministrada pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), no contexto da Academia NEXUS do Projeto Sines NEXUS, envolvendo um ecossistema de 28 produtos e serviços para a Transição Verde e Digital nos setores dos transportes e multimodal.
A nova formação destina-se a licenciados em Logística e outras áreas similares, com experiência profissional relevante nas áreas de logística marítima e portuária, ou profissionais que trabalhem em empresas importadoras e exportadoras.
O IPS destaca que esta área diz respeito à “gestão eficiente e integrada das operações de transporte, distribuição e armazenamento de mercadorias por via marítima”, envolvendo a coordenação de múltiplos de stakeholders, entre os quais armadores, agentes portuários, autoridades aduaneiras ou transportadores, de modo a garantir o transporte eficiente e seguro das cargas.
Entre as principais competências, a pós-graduação pretende desenvolver:
. Capacidade de utilização de metodologias de aprendizagem ativa;
. Elaboração de projetos integradores multidisciplinares e de relação com a comunidade externa, que promovam a resolução de problemas e o trabalho em equipa;
. Implementação de atividades de investigação e/ou de ligação a projetos de investigação.
A primeira edição caberá à Academia NEXUS, avançando em janeiro, ocorrendo duas vezes por semana em regime online (terças e quintas entre as 18h e as 22h), através do Microsoft Teams, e quatro vezes por trimestre em formato presencial, estando restrita ao universo NEXUS. A disponibilização ao público irá ocorrer a partir do próximo ano letivo, em setembro/outubro de 2025.
O plano de estudos será publicado brevemente no site da ESCE/IPS, tendo como coordenador responsável o professor Tiago Pinho.
Durante a sua apresentação durante o Dia do Transitário, da APAT, o professor também referiu o interesse da instituição numa pós-graduação em Digital Supply Chain, a qual se encontra em processos finais. O seu início está previsto para fevereiro de 2025 e será aberta ao público.