As tendências e os desafios da transição digital e verde nos portos marítimos vão estar em análise de 10 a 13 de dezembro, em Évora e em Sines, no âmbito da DGTMP 2024, a edição anual da Nexus International Conference.
Esta é uma organização da Universidade de Évora e da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve enquadrada na Agenda Nexus – Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para o Transporte, Logística e Mobilidade.
De acordo com a organização, a conferência visa potenciar o intercâmbio de avanços, pesquisas e tendências nas áreas de logística digital e mobilidade sustentável em portos marítimos. Estas temáticas – adianta – são cruciais para o desenvolvimento de uma atividade portuária cada vez mais eficiente e competitiva. Assim, serão exploradas as últimas tendências, tecnologias e estratégias que estão a revolucionar a forma como as infraestruturas portuárias são operadas e geridas.
Especificando, destaca que a logística digital proporciona as ferramentas para a otimização de processos, a redução de custos e a melhoria da rastreabilidade das mercadorias. Da automação de armazéns à gestão inteligente de terminais, gates e contentores, a digitalização está a transformar a cadeia de abastecimento e a permitir maior agilidade nos portos. Por outro lado, a mobilidade sustentável e a transição verde tornaram-se uma prioridade incontornável. A eletrificação dos portos, a transição energética, a substituição de combustíveis e a redução de emissões são essenciais para garantir um futuro mais limpo e resiliente.
As sessões, que se desdobram entra as duas cidades – a 10 e 11 em Évora e a 12 e 13 em Sines – têm como presidentes Vítor Caldeirinha e Tiago Pinho, do Instituto Politécnico de Setúbal; João Correia, da Universidade de Coimbra; e José Silva, da Universidade de Évora. E ainda Hans Rook, da International Port Community Systems Association; Eduard Rodes, do Porto de Barcelona; Maurice Jansen, do Erasmus Centre for Urban Port and Transport Economics, de Roterdão; Adil Ait Oualil, da Autoridade Portuária de Tânger; e Stephanie Van den Berg, da Portbase.