Através da plataforma de e-commerce Amazon, mais de mil Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas conseguiram exportar um valor superior a 130 milhões de euros em produtos em 2023, um crescimento acima de 25%, face a 2022, e um valor recorde nacional, segundo os balanços da empresa avançados ao Jornal ECO.

Inês Ruvina, Portugal Country Leader da Amazon, avançou à fonte os dados de 2023, e acrescentou ainda que a tendência de crescimento se está a verificar também em 2024. Segundo a responsável, os bens mais exportados foram os produtos para casa, produtos de beleza, saúde e cuidado pessoal, cozinha e escritório.

Ainda assim, os 130 milhões de euros apenas representam as vendas fora de Portugal, não estando incluídas as vendas nacionais, divididas entre mais de 100 milhões para a União Europeia e mais de 20 milhões para fora da UE. Os principais países para onde as PME nacionais exportaram através desta plataforma foram França, Espanha, Alemanha, Itália e EUA.

“Em 2023, foram vendidos por estas empresas ‘mais de 2,5 milhões de produtos no total, o que equivale a cinco produtos vendidos por minuto’”, aponta ainda a fonte, apresentando um aumento de 10% no número de artigos vendidos.

Desde janeiro de 2021 que a operação nacional é gerida através de Espanha, devido à proximidade e ao tamanho dos mercados. “A verdade é que, em linha reta, a distância entre Lisboa-Madrid, Porto-Madrid ou Algarve-Madrid não é maior do que entre Madrid e outras cidades de Espanha”, explica Inês Ruvina ao ECO.