As empresas enfrentam desafios que exigem uma abordagem mais holística e integrada no que diz respeito às compras. A flexibilidade, a capacidade de adaptação e uma visão orientada para o futuro tornaram-se competências essenciais para os profissionais da área e a importância de estabelecer uma estratégia clara e definir objetivos corporativos alinhados com as metas da organização nunca foi tão relevante. Filipe Forte, da Michael Page, reflete sobre o tema.

Nos últimos anos, as funções de compras em Portugal passaram por uma transformação significativa.

O profissional de compras deixou de ser visto apenas como alguém responsável pela negociação de preços ou pela gestão de stocks e encomendas, para se tornar num parceiro estratégico essencial no crescimento sustentável e inovador das organizações.

Este novo contexto exige visão estratégica e integrada, flexibilidade e uma abordagem orientada para o futuro.

Destacamos alguns dos principais pontos que definem o futuro do departamento de Compras:
– A definição estratégica e a criação de objetivos corporativos;
– A sustentabilidade como uma das prioridades;
– A digitalização e inovação no setor;
– O perfil do comprador do futuro.

À medida que o papel das compras se torna cada vez mais estratégico, as empresas em Portugal necessitam de profissionais altamente qualificados que saibam adaptar-se às novas realidades tecnológicas, económicas e sociais.

O profissional de compras, com a combinação certa de competências técnicas e soft skills, terá um impacto significativo no sucesso das empresas, conduzindo a uma maior eficiência, inovação e sustentabilidade.

O futuro das compras em Portugal é promissor, como um número crescente de oportunidades para todos aqueles que estejam preparados para acompanhar essa transformação.

Filipe Forte, Senior Manager | Michael Page