A fábrica da BMW em Regensburg, na Alemanha, planeia utilizar hidrogénio na sua frota logística até 2030.  A partir de 2026, serão utilizados tugger trains (comboios rebocadores) e empilhadores movidos a hidrogénio em todas as tarefas de transporte e logística, assegurando que os componentes necessários são entregues nos locais corretos para as várias etapas de produção.

A gestora do projeto, Katharina Radtke, explica que mudar a frota logística de eletricidade para hidrogénio irá diversificar a energia da fábrica enquanto otimiza processos logísticos e economiza espaço. “A vantagem do hidrogénio é que o reabastecimento é muito rápido, assim como ocorre com combustíveis convencionais. As estações de abastecimento necessárias serão instaladas diretamente nas diferentes áreas de produção, e não ocuparão muito espaço.”

Atualmente, a frota logística da fábrica da BMW em Regensburg está a ser equipada com reboques de força elétrica. As baterias utilizadas em camiões industriais têm de ser trocadas duas vezes por turno. A substituição, que é realizada manualmente com o uso de um guindaste, leva cerca de 15 minutos, e requer espaço.

Para assegurar o fornecimento de hidrogénio em larga escala no futuro, a BMW Group Plant Regensburg irá instalar uma rede de gasodutos de dois quilómetros, com seis estações de abastecimento descentralizadas até 2026. Estas instalações fornecerão hidrogénio à frota logística nas diversas áreas, com a entrega a ser feita em reboques especiais que também podem ser utilizados para armazenamento interno. Katharina Radtke redere que uma vez completa a conversão, o consumo anual de hidrogénio será de cerca de 150 toneladas.

“A transição gradual da propulsão elétrica para a de hidrogénio aproxima-nos mais um passo da BMW iFactory, a nossa fábrica digital e sustentável do futuro”, afirma Armin Ebner, head of BMW Group Plant Regensburg.