O Porto de Leixões anunciou que a Janela Única Logística (JUL) já se encontra em funcionamento desde o passado dia 30 de novembro, substituindo assim a Janela Única Portuária (JUP), que tem vindo a utilizar até então.
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, explica que ela foi “desenvolvida para responder às necessidades de um setor cada vez mais dinâmico e exigente”, tornando-se um passo decisivo na transformação digital dos portos nacionais.
Através da JUL, o Porto de Leixões procura promover uma gestão mais eficiente e transparente das operações, reduzindo a burocracia e otimizando a comunicação entre os intervenientes.
Em comunicado, a administração deste porto considera que esta mudança “marca um passo significativo na modernização e eficiência dos processos logísticos no porto, reforçando o nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços”.
A APDL reforça ainda que este “é o resultado de um trabalho rigoroso, que envolveu a realização de workshops dirigidos aos diversos stakeholders; formação especializada para garantir a preparação dos intervenientes e testes presenciais, exaustivos, em ambiente de pré-produção, que permitiram avaliar o grau de maturidade da implementação e decidir a entrada em produção”.
Ainda assim, admite que poderão ocorrer algumas “anomalias” habituais de um projeto que se encontra ainda em fase inicial, e como tal, durante a fase de transição e as semanas seguintes irão assegurar o suporte técnico através dos habituais canais de comunicação.