A dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade já começou a ser implementada em Portugal com apoio da distribuição farmacêutica. A ADIFA diz que o sistema pode vir a beneficiar até 200 mil utentes.
Decorreu no dia 5 de dezembro, o primeiro abastecimento de medicamentos hospitalares no âmbito do novo regime de dispensa em proximidade à população, que possibilita a transição de produtos de saúde, atualmente dispensados em meio hospitalar, para as farmácias comunitárias.
A entrega foi realizada numa farmácia da região do Grande Porto por um distribuidor farmacêutico de serviço completo associado da ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos – e os produtos foram no dia seguinte dispensados em proximidade na comunidade pela primeira vez, para efeitos de implementação do novo regime.
A fase inicial da dispensa em proximidade envolve oito Unidades Locais de Saúde, com o objetivo de avaliar todo o processo entre as várias entidades envolvidas. Cada hospital poderá referenciar até cinco utentes durante esta fase, perspetivando-se que o projeto seja implementado a nível nacional a partir de 1 de janeiro de 2025, podendo vir a beneficiar até 200 mil utentes.
“O primeiro abastecimento para dispensa em proximidade, levado a cabo por uma empresa associada da ADIFA, é motivo de celebração e de otimismo, tanto para os utentes como para os profissionais e agentes de saúde. Os distribuidores farmacêuticos de serviço completo estão preparados para auxiliar na resposta ao desafio de otimizar o acesso aos medicamentos. O país pode contar connosco para continuar a prestar um serviço confiável, seguro e eficiente em benefício da saúde pública”, sublinha Nuno Flora, Presidente Executivo da ADIFA.