A TAP Air Cargo incorporou recentemente o sistema Skypallet no seu processo de otimização de capacidade, integrando-o na solução de gestão de carga Cargospot Airline, da Champ. A companhia aérea já é cliente da Skypallet desde outubro de 2022, e para a implementação deste projeto contou com o apoio da Wiremind Cargo.

Através desta otimização, a TAP Air Cargo passa a conseguir transferir automaticamente os dados da carta de porte aéreo dos voos da Cargospot para o Skypallet, para avaliação do envio e planeamento do voo. Também os utilizadores da TAP passam a ver uma otimização imediata dos seus planos de voo, como verificações de carregamentos colaborativos de carga ou segregação.

A empresa avança que o Cargospot continua a ser a fonte primária para quaisquer alterações posteriores, desde alterações nas reservas, que são refletidas no Skypallet, eliminando a introdução manual neste sistema, gerando uma maior eficiência para a TAP Air Cargo, ao reduzir o tempo necessário para planear e libertar um voo, de entre 15-30 minutos para segundos.

“A digitalização traz eficiências de processo significativas, como prova o sucesso contínuo do nosso produto Skypallet: uma solução única que, em média, ajuda a melhorar os fatores de carga de voo até 5-10%”, afirma Nathanaël de Tarade, CEO da Wiremind Cargo. “A capacidade de integrar as nossas soluções sem problemas no software existente dos clientes é uma prioridade de produto para nós, na Wiremind Cargo, para ajudar a desbloquear as eficiências de processo e maximizar a utilização das nossas soluções. Estamos particularmente satisfeitos por lançar esta solução em conjunto com a TAP Air Cargo, que tem sido um parceiro valioso ao longo do último ano e meio, e a Champ por demonstrar o potencial de colaboração na nossa indústria”.

Por parte da TAP Air Cargo, Rita Rosário Garcia, product and service director da empresa de aviação, comenta que “o nosso plano foi sempre integrar o Skypallet com o nosso sistema de reservas de carga, Cargospot, desde que contratámos a Wiremind. Ambos os sistemas estão preparados para API e há sempre uma mudança radical nos benefícios quando se consegue suportar um processo de negócio com uma integração técnica perfeita”.

“Assim que a integração técnica foi concluída, a equipa de implementação da Wiremind Cargo apoiou-nos na transição e na gestão da mudança, o que nos permitiu focar no nosso negócio principal e maximizar o valor que obtemos do Skypallet”, afirma ainda a responsável.

Nemil Sheriff, senior product manager – Cargo Portals & APIs da SITA/Champ, considera que “as API estão no centro da abordagem aberta e colaborativa da Cargospot. Com as nossas amplas capacidades de integração — que incluem um dos portfólios de API mais abrangentes do setor — capacitamos os nossos clientes para inovar e criar rapidamente soluções que transformam os seus negócios. Esta abordagem é perfeitamente demonstrada pela integração do Skypallet com a Cargospot Airline. Estamos muito satisfeitos por ver esta integração ganhar vida, uma vez que permitirá à TAP Air Cargo aproveitar o poder do Cargospot para um processo de otimização de capacidade altamente eficiente”.