A Lufthansa Technik vai instalar uma unidade de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, Aveiro, com início de atividade previsto para final de 2027.
“Um novo capítulo começa hoje para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir a nossa própria localização em Portugal”, avançou o administrador operacional, Harald Gloy, em comunicado.
A empresa que pertence à companhia aérea alemã Lufthansa não adiantou o valor do investimento, mas detalhou que adquiriu recentemente o imóvel de 230 mil metros quadrados no parque empresarial Lusopark, em Santa Maria da Feira, onde pretende iniciar as obras em 2026.
Harald Gloy, indicou que “a cooperação com o governo português, representado pela AICEP, e com a câmara municipal de Santa Maria da Feira foi particularmente profícua – ambas as instituições deram um grande apoio”.
Ricardo Arroja, presidente e diretor executivo da AICEP, afirmou que “a indústria aeroespacial está a crescer em Portugal, uma vez que cada vez mais empresas de alto calibre se estão a instalar aqui, assegurando um ciclo de produção completo, desde o desenvolvimento à produção e à manutenção”, e deu garantias de que a “AICEP continuará a apoiar a Lufthansa Technik nas diferentes fases do projeto”.
“[Este investimento] representa mais um passo em direção à reindustrialização do nosso país e demonstra a forte confiança nas nossas infraestruturas nacionais e no capital humano, particularmente nos nossos engenheiros e técnicos altamente qualificados no setor aeronáutico”, afirmou o ministro da Economia, Pedro Reis, citado na mesma nota.