A Luís Simões acaba de incorporar duotrailers nas suas operações de distribuição, uma medida que se inscreve na estratégia de sustentabilidade da empresa. Em circulação estão sete, na Península Ibérica, e o objetivo é chegar aos 20 em 2025.
Em comunicado, o operador realça que este sistema de veículos contribui para a redução de emissões na cadeia de abastecimento, bem como para melhorar os processos logísticos.
E isto porque, sendo veículos combinados que permitem o transporte simultâneo de dois reboques, possibilitam o aumento da capacidade de carga. A empresa especifica que cada duotrailer tem pode transportar até 48 toneladas de carga útil ou 180 m3 de volume, o dobro de um conjunto convencional, deste modo reduzindo as viagens necessárias para transportar um volume equivalente.
Do ponto de vista ambiental, contribui para uma redução de emissões de CO2 até 25%, valor que sobe para os 90% quando são usados combustíveis sustentáveis como o HVO (óleo vegetal hidrotratado).
Ao mesmo tempo, adianta o comunicado, dá resposta ao problema da escassez de motoristas.
“A incorporação de duotrailers nas nossas operações é um exemplo claro de como a tecnologia atual pode transformar o nosso modelo de negócios, tanto em termos de emissões, como de otimização de recursos. Estamos comprometidos com a descarbonização das nossas operações, e este é apenas um passo num processo mais amplo que nos vai permitir continuar a liderar o setor no que toca à responsabilidade ambiental e à competitividade,” sublinha o diretor de Transportes da Luís Simões em Portugal, Tiago Garcia, citado no mesmo comunicado