A Meight, start-up portuguesa que desenvolve Plataformas Inteligentes de Transporte, concluiu uma ronda de financiamento no valor de 3,4 milhões de euros, liderada pela Cusp Capital, que contou com o apoio do Grupo Lusiaves, Faber e EIT Urban Mobility.
Este financiamento permitirá à Meight acelerar a sua expansão na Europa, intensificar o desenvolvimento tecnológico da sua plataforma e reforçar a equipa com a contratação de 20 colaboradores, segundo o comunicado oficial.
“Este investimento é um passo crucial para consolidarmos a nossa presença na Europa e para intensificarmos o desenvolvimento das nossas soluções inteligentes baseadas em IA, que já estão a transformar o setor de transportes ao ajudar as transportadoras a poupar combustível, reduzir custos e otimizar operações”, afirma Luís Mendes, CEO e co-fundador da Meight.
Por sua vez, Dr. Maximilian Rowoldt, sócio da Cusp Capital, refere que a empresa está impressionada com a visão da Meight, assim como com os resultados até agora alcançados. “As transportadoras rodoviárias são a espinha dorsal da logística europeia, movimentando 77% de todo o frete terrestre com o apoio de mais de 500 mil operadores. A Meight revoluciona este setor ao capacitar as transportadoras com um sistema de inteligência pioneiro, que não só otimiza as operações, mas também garante um retorno direto do investimento através da sua funcionalidade patenteada de poupança de combustível”.
A Meight tem operações em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Polónia, e a sua plataforma, desenvolvida à base de Inteligência Artificial, automatiza processos cruciais, como o planeamento e monitorização de fretes. Esta inovação permite às transportadoras otimizar rotas, reduzir custos operacionais e eliminar a dependência de processos manuais e baseados em papel.