Os CTT – Correios de Portugal anunciaram esta manhã, quinta-feira, a assinatura de uma parceria estratégica com a DHL para criar uma joint venture focada no comércio eletrónico em Portugal e Espanha. O anúncio surge um dia depois de a empresa portuguesa de correios ter anunciado a compra da espanhola Cacesa por 104 milhões de euros.

 

A parceria prevê uma série de trocas e aquisições: a aquisição da DHL Parcel Portugal pela CTT Expresso. Por outro lado, os CTT adquirem 25% da DHL Parcel Iberia (Espanha) através da holding Danzas. Já a DHL adquire 25% da CTT Expresso, mantendo os CTT o controlo maioritário de 75%. Ambas as partes poderão aumentar as suas participações para até 49% no futuro, mediante condições específicas.

A parceria avalia a CTT Expresso em 482 milhões de euros, a DHL Parcel Iberia em 106 milhões e a DHL Parcel Portugal em 12 milhões. Os CTT estimam um encaixe líquido de cerca de 69 milhões de euros após a conclusão das transações, prevista para o segundo semestre de 2025.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o objetivo desta parceria é unir forças para desenvolver uma rede eficiente e abrangente de distribuição de encomendas nos mercados B2C (Business-to-Consumer) e B2B (Business-to-Business), com capacidade para processar mais de um milhão de envios por dia em toda a Península Ibérica.

Em Portugal, os serviços da DHL passarão a ser integrados na CTT Expresso, líder de mercado na distribuição de encomendas. Em Espanha, as marcas “CTT Express, uma parceria com a DHL” e “DHL, uma parceria com a CTT Express” vão operar os segmentos B2C e B2B, respetivamente, com foco em melhorar os serviços e a eficiência da entrega de encomendas. Será criada uma rede conjunta de distribuição que permitirá aos clientes entregar e recolher encomendas nos pontos de qualquer uma das marcas.

Combinando as infraestruturas das duas empresas, a parceria incluirá 20.000 pontos de entrega e mais de 1.000 cacifos Locky dos CTT, a que se juntam os 3.000 pontos de entrega da DHL em Espanha e ainda a instalação de 10.000 novos cacifos para expandir a rede de entrega fora de casa (“out-of-home”).

Os CTT beneficiam ainda rede europeia da DHL, aproveitando a sua experiência em transporte internacional, para melhorar o serviço transfronteiriço.

“Os CTT e a DHL eCommerce partilham valores comuns e a sua está história profundamente enraizada no sector das encomendas e da logística, tendo a qualidade e a fiabilidade como foco. Ao unirmos forças na Península Ibérica, criamos valor real para os nossos clientes e somos cada vez mais o parceiro que o comércio eletrónico em expansão precisa”, indica João Bento, CEO dos CTT, citado em comunicado.

“Ao unir forças com a DHL eCommerce na Península Ibérica e ao incorporar a DHL eCommerce em Portugal, a CTT Expresso acelera o seu crescimento e alcance de mercado, melhorando a sua posição como o operador logístico de comércio eletrónico com maior crescimento na Península Ibérica”, realça ainda o responsável.

“Hoje, estamos a cimentar as bases para um acesso e expansão inigualáveis ao mercado em toda a Europa para os nossos clientes. O comércio eletrónico na Península Ibérica está preparado para um crescimento significativo nos próximos anos. O nosso investimento e a nossa colaboração criam uma rede de elevado desempenho, melhorando a qualidade e a fiabilidade do serviço para os segmentos B2B e B2C, com o objetivo de obter 1 milhão de milhões de euros em receitas provenientes de operações conjuntas”, afirma, por sua vez, Pablo Ciano, CEO da DHL eCommerce.

“Ao alavancar os pontos fortes individuais dos CTT e da DHL eCommerce, esta parceria posiciona-nos como a melhor escolha para empresas de comércio eletrónico e retalhistas que pretendem crescer”, sublinhou.

Com esta parceria e a aquisição da Cacesa, os CTT esperam atingir receitas anuais de 1,1 mil milhões de euros, focando-se cada vez mais na logística de e-commerce.