Por vezes, a logística foge do padrão. Nem sempre o transporte de mercadorias é feito com várias caixas num camião, há momentos em que nem um camião chega para um único produto, e isto acata desafios adicionais. Dimensões desafiantes, pesos colossais ou acessos limitados colocam não só grandes responsabilidades no transporte, como também exigem um planeamento diferenciado e minucioso, e equipas e ferramentas especializadas.

O cidadão comum não costuma enfrentar estas dificuldades, e poderá nem se dar conta da quantidade de transportes “incomuns” realizados nas estradas nacionais, porque um dos seus objetivos é precisamente não perturbar o normal funcionamento urbano. O transporte de Project Cargo envolve todo o tipo de movimentação de mercadorias que fuja do padrão, seja por terem uma dimensão que não se enquadra no padrão, seja pelo seu peso excessivo, ou por características específicas da carga.

Por serem casos peculiares e específicos, não existe um padrão para este tipo de transporte, e mesmo em casos minimamente semelhantes, terá sempre de ser repensado e planeado do zero, seja pelas suas características, cuidados especiais, deadlines e tempos de trânsito, rotas alternativas, pequenos obstáculos… As razões são imensas. Ainda assim, os serviços de Project Cargo não são raros, e são planeados “ao milímetro”.

De forma a aprofundar o tema, procurámos abordar vários players do setor, criando um perfil deste tipo de serviço, investimento necessário, desafios, especificidades e estado do setor, e conhecendo alguns casos mais concretos.

Conheça os desafios desta área tão específica junto de Alberto Gayo, department manager da Burmester & Stüve Navegação, S.A., Jorge García, head of Global Projects & Industrial Solutions da DB Schenker, e João Pinto Basto Bobone, managing director da Pinto Basto, já disponível online na nossa revista SCMedia News #57.