As intenções de contratação em Portugal para o primeiro trimestre de 2025 são positivas, com a projeção líquida de emprego a situar-se nos +20%, de acordo com o Employment Outlook Survey do Manpower Group. O setor dos transportes, logística e automóvel apresenta uma projeção superior à média, na ordem dos +44%.

O estudo mostra que 33% das empresas inquiridas pretende aumentar as equipas, 13% a antever reduzir e 52% planeia manter o número atual de colaboradores.

A procura por talento mantém-se robusta, mas os números atuais demonstram um abrandamento face ao início de 2024, quando as projeções registaram os valores mais elevados do ano. A nível global, Portugal apresenta uma projeção cinco pontos percentuais abaixo da média mundial, sendo o 7.º país com maior descida anual. Na leitura destes valores, a consultora conclui que refletem um crescimento lento, com os empregadores portugueses a acelerar apenas ligeiramente o ritmo de contratação em relação ao último trimestre.

Embora todos os setores abrangidos apresentem intenções de contratação positivas para o arranque de 2025, o das finanças e imobiliário destaca-se, com uma projeção para a criação líquida de emprego de +51%. Trata-se de um crescimento de 26& face ao trimestre anterior e de 17% em relação ao mesmo período de 2024.

Também o setor dos transportes, logística e automóvel revela uma tendência de crescimento: 16% em relação ao trimestre passado e 8% face aos primeiros três meses de 2024.

Em contraciclo, os setores de energia e utilities e de bens e serviços de consumo, embora com projeções positivas, mostram um ligeiro abrandamento, de 2%, face ao trimestre passado. No primeiro caso, os empregadores declaram uma projeção de +20%, enquanto no segundo as perspetivas de contratação são de +14%.