A Autoridade do Canal do Suez anunciou em comunicado que dois navios passaram por um novo trecho da secção bidirecional do Canal durante um teste, não tendo ocorrido incidentes no processo. O teste foi realizado no sábado passado ao longo de 10 quilómetros, numa extensão próxima à extremidade sul do Canal do Suez.

Após o navio porta-contentores Ever Given ter encalhado no Canal do Suez em 2021, bloqueando o canal durante seis dias, o Egito acelerou o projeto para estender o segundo canal e ampliar a largura do existente.

Apesar de, mais recentemente, ter-se sentido uma baixa navegação neste canal, desde que os Houthi do Iémen começaram a atacar navios no mar vermelho em novembro de 2023, a Autoridade do Canal do Suez avançou com o teste, tendo sido realizado com sucesso.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, manifestou-se na passada quinta-feira sobre os desafios regionais, tendo o país perdido aproximadamente 7000 milhões de dólares em receitas no Canal do Suez em 2024, uma queda superior a 60% face a 2023.

De acordo com a Autoridade do Canal do Suez, com esta expansão a secção bidirecional do canal estende-se para 82 km, em comparação com os 72 km existentes, totalizando 193 km, e “aumentará a capacidade do canal em mais seis a oito navios por dia, e melhorará a sua capacidade de lidar com possíveis emergências”.