O operador global de transporte MSC e a empresa ferroviária nacional de Espanha Renfe assinaram um acordo de princípio com vista à constituição de uma joint-venture.
Ao abrigo deste acordo, a Medlog, subsidiária da MSC, iniciará uma colaboração com a Renfe, que procura uma solução para a sua divisão de carga, a Renfe Mercancías, dados os prejuízos que acumulam na última década.
Na futura joint-venture, os dois operadores deverão deter 50% cada, sendo que a gestão das operações deverá ficar a cargo da Medway, a subsidiária ferroviária da Medlog.
A Renfe Mercancías continuará a gerir uma pequena frota, apoiando as necessidades estratégicas de transporte. Porém, os serviços siderúrgicos e intermodais deverão se transferidos para a nova estrutura.
O conselho de administração da empresa ferroviária espanhola aprovou, a 18 de dezembro, os termos e condições deste negócio. De acordo com o jornal El Economista, o documento, desenhado como “um acordo de transição, confirma as intenções anunciadas no final de 2023.