Segundo um estudo da Market Research Intellect, espera-se que o mercado global de software de freight cresça anualmente 10,77% entre 2024 e 2031. Avaliado em aproximadamente 11,84 mil milhões de dólares em 2024, espera-se um crescimento para os 21,87 mil milhões de dólares até 2031.

Segundo a analista, este setor está a apresentar um grande crescimento, acelerado pela crescente procura por soluções de gestão da cadeia de abastecimento e logística eficiente. Enquanto as trocas comerciais e o e-commerce a nível global continuam a aumentar, os negócios procuram softwares mais avançados que consigam acompanhar o seu crescimento. Alguns dos softwares procurados são utilizados para simplificar a gestão de transportes, tracking em tempo real e otimização de rotas.

Através destas ferramentas, as empresas procuram melhorar a sua eficiência operacional, reduzir custos e alcançar uma maior satisfação dos clientes através de uma melhor transparência e tempos de entrega mais rápidos.

O estudo aponta ainda que tecnologias como Inteligência Artificial, big data analytics ou plataformas baseadas em cloud alavancam ainda mais o crescimento do mercado, ao oferecerem soluções escaláveis e customizáveis. A automação e o aumento do comércio transfronteiriço também geram novas oportunidades para este tipo de software.

A Market Research Intellect também espera que, conforme a complexidade vá sendo cada vez maior, a necessidade de soluções inovadoras para o setor de freight também continue a crescer, sendo este muito influenciado pelas dinâmicas de software, avanços tecnológicos, exigências regulamentares e pela evolução natural da logística global. A integração de IA e machine learning nos softwares de gestão está a melhorar e eficiência, permitindo que as empresas prevejam atrasos, otimizem rotas e reduzam o consumo de combustível. A mudança para soluções em cloud de também está a transformar o mercado, permitindo tracking em tempo real, partilha de dados e escalabilidade.

Ainda assim, surgem desafios como os grandes custos de implementação, a complexidade de integração com sistemas atuais, e preocupação com segurança de dados, podendo afetar especialmente pequenas e médias empresas. A analista destaca ainda de que os diferentes padrões regulatórios entre as regiões podem tornar o processo transfronteiriço mais complicado, mas mesmo com estes desafios, a procura por operações mais inteligentes e eficientes continua a impulsionar adoção de soluções de software no setor de freight.