O valor dos donativos das empresas em 2023 atingiu os 264 milhões de euros. Segundo a 6.ª edição do estudo ‘Donativos: envolvimento das empresas com a comunidade’ da Informa D&B, este é o valor mais elevado desde que há registo, com 72 161 empresas a realizarem donativos.

 

Nos últimos 5 anos, 136 mil empresas fizeram donativos, num valor total de 1,2 mil milhões de euros. Desde 2019, o valor anual dos donativos tem aumentado consecutivamente, mesmo quando decresce o número de empresas a efetuá-los, como foi o caso dos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, “os donativos são uma forma importante das empresas contribuírem para a construção social; com a sua integração no regime do mecenato e, portanto, com benefícios fiscais, o Estado reconhece esta importância, encorajando os donativos, que têm crescido ano após ano.”

19% das empresas fizeram donativos em 2023, num valor médio de €3 660 por empresa e com mais de 90% das empresas a fazer donativos inferiores a 5 mil euros. A Banca e os Seguros representam muito poucas entidades, mas assumem uma fatia muito importante dos donativos, com 8% do total do valor, cerca de 21 milhões de euros, e com o donativo médio por empresa a exceder o meio milhão de euros. Além do setor financeiro, as grandes empresas, apesar de representarem apenas 1% das empresas que fizeram donativos, são responsáveis por 45% do total dos donativos.

A longevidade surge associada à dimensão, com cerca de três quartos do valor dos donativos a ter origem nas empresas maduras (+20 anos). 35% das entidades que efetuaram donativos em 2023 são de gestão familiar. Entre estas empresas, a taxa de empresas doadoras é superior do que entre as empresas não familiares.

O Retalho é o setor a efetuar mais donativos, quer em número de empresas, quer em valor. 22% das empresas que efetuaram donativos em 2023 pertencem a este setor, representando 30% do total do valor; além disso, a taxa de entidades deste setor que efetuaram donativos nesse ano é de 30%.

O Norte e o Centro são as regiões com mais empresas a efetuar donativos, representando, em conjunto, mais de metade das empresas doadoras e 42% do valor total. Lisboa reúne 15% das empresas que fizeram donativos, representando 45% dos donativos totais.

Quase um quarto (23%) das empresas que fizeram donativos em 2023 fazem-no nos últimos 5 anos. 77% do valor total dos donativos em 2023 tem origem nestas empresas.

Existe uma relação estreita entre as empresas que fazem donativos e o seu risco comercial e solidez financeira. Mais de 90% das empresas que efetuam donativos com regularidade têm um Risco Failure mínimo ou reduzido, um indicador que reflete a probabilidade de nos próximos 12 meses, uma entidade cessar atividade com dívidas por liquidar. A percentagem de empresas com níveis de Resiliência Financeira elevado ou médio-alto é também superior entre as empresas que fazem donativos.

Esta análise mostra ainda que entre as empresas que fizeram donativos em 2023 há maior percentagem daquelas com um Score ESG mais elevado. O Score ESG é um indicador da Informa D&B que avalia o desempenho ambiental, social e de governance das empresas e que será cada vez mais relevante para a sua reputação e capacidade de atuação, financiamento e crescimento.

IMAGEM: Freepik