Entre a operação Natal, saída de ano e entrada em 2025 talvez lhe tenha escapado que a 28 de janeiro a Supply Chain Magazine organiza em Braga, no hotel Meliã, mais uma edição da conferência INTRALOGÍSTICA. A agenda completa ainda não está disponível na página da conferência, mas levantamos a ponta do véu sobre os temas e oradores confirmados.

 

“Da Teoria à Prática: Implementar e Inovar na Intralogística” é o tema de fundo e o ponto de partida desta jornada que reunirá no dia 28 de janeiro, em Braga, a oferta e a procura dos que buscam a melhoria constante e a eficiência na sua logística interna.

A conferência INTRALOGÍSTICA nasceu para ser um evento direcionado para os avanços da intralogística, numa vertente muito prática, privilegiando o network entre a oferta e a procura e trazendo a palco casos de sucesso e parcerias que resultaram em ganhos para as operações e para a logística. É que, num tempo de incerteza e de rápidas mudanças na supply chain, o papel da intralogística é mesmo determinante na estratégia de qualquer empresa que produza e/ou distribua.

Enquanto área que envolve todos os elos da cadeia de abastecimento, os desafios atuais que se apresentam no campo da intralogística são enormes, já que para responder às necessidades do mercado e sobressair, as empresas terão mesmo que se transformar. Por isso, tanto na conferência como nos espaços de networking, o foco vai estar na automação, na robótica, nas tecnologias e na micrologística, determinantes no êxito das operações e no preenchimento das necessidades dos clientes e do mercado.

Dos softwares às soluções de armazenagem, passando pelo picking, pela automação, pela robótica, pelos novos e modernos centros logísticos e de distribuição serão muitos os exemplos e os casos práticos de sucesso que durante um dia vão estar em destaque nesta conferência especialmente desenhada a pensar nas necessidades de quem está no terreno: responsáveis de logística e transporte, diretores de operações, responsáveis de projeto, diretores de IT, mas também fornecedores de equipamentos e soluções.

Embora a transformação digital seja uma prioridade, o setor enfrenta desafios, como custos e disponibilidade de mão de obra, escalabilidade de soluções tecnológicas e a convergência entre tecnologia da informação e tecnologia operacional. A visibilidade é considerada o primeiro passo para a transformação, e a adoção de IA e outras tecnologias permite que se utilizem os dados de forma mais eficaz para identificar, reagir e até priorizar problemas, resultando em melhoria de eficiências com impacto significativo nas operações.

Da agenda de dia 28 fazem parte Gisela Santos e Nilza Ramião do INEGI para falar sobre “Humanlogistics – O lado humano da Intralogística”; Óscar Lopes da Horse Aveiro que vem partilhar o que estão a fazer em termos de “Agilização e automatização de fluxos internos” na fábrica; Sofia Pereira, Logistics & Customer Service Director da Casa Mendes Gonçalves vem partilhar a sua experiência e ponto de situação na revolução logística que têm em curso; Marlos Silva, da MC, vem falar sobre “Inovação em automação e robótica para operações de retalho”; “Modelo de Simulação para Processos Produtivos e Logísticos Otimizados” será o foco de Tiago Sacchetti da Bosch Industry Consulting; “Do Armazém à Estratégia – O Impacto do WMS e da Análise de Dados na Logística Moderna” é o que o Pedro Alves e o André Ferreira, da logística da Artevasi vêm partilhar.

A este conjunto de oradores e temáticas pode ainda juntar António Fernandes, Diretor de Inovação e Projetos da Luís Simões e José Porto do Hardis Group; António Guedes da Code One; Miguel Nuno Silva, Trainer & Senior Consultant; Carolina Galeão Figueiras da VRC Warehouse Technologies ou Jorge Martins, Responsável Técnico do recém-inaugurado Centro de distribuição Nacional da Leroy Merlin.

A 3.ª conferência INTRALOGÍSTICA vai, pois, explorar como transformar conceitos e ideias em ações concretas, que não apenas otimizam processos, mas também respondem às necessidades dos clientes – internos e externos – e elevam a eficiência a patamares antes apenas imaginados.

Veja como PARTICIPAR.