Com o objetivo de transformar a sua gestão logística, garantindo maior precisão dos processos internos, a Twintex instalou o armazém vertical automatizado Hänel Lean-Lift da VRC Warehouse Technologies. A solução permite que os operadores acedam rapidamente aos materiais de que necessitam, eliminando tarefas manuais de baixo valor acrescentado e assegurando o controlo em tempo real dos itens armazenados.

A Twintex, empresa portuguesa de confeção com 45 anos de experiência e especializada na produção de vestuário para marcas no segmento médio/alto e de luxo, instalou o armazém vertical automatizado Hänel Lean-Lift da VRC Warehouse Technologies.

“Hoje, uma indústria de confeção é muito mais do que um armazém onde se produzem peças de roupa. Por isso, temos abraçado uma responsabilidade logística de elevada complexidade”, explica Mico Mineiro, COO da Twintex. “Com o equipamento da VRC, um operador em pequenos passos consegue chamar e reunir todos os bens necessários, enquanto a gestão do stock é feita ao dia, à hora e ao minuto, melhorando assim a performance de uma forma estonteante.”

Além permitir que os operadores acedam rapidamente aos materiais de que necessitam, eliminando tarefas manuais de baixo valor acrescentado e assegurando o controlo dos itens armazenados em tempo real, a nova instalação permitiu, igualmente, reduzir em 40% o espaço ocupado na fábrica e melhorar as condições de segurança dos trabalhadores. “Não utilizamos escadotes e não andamos em esforço. Esta foi uma mudança do 8 para o 80”, destacou Ana Almeida, do departamento de Trimming da têxtil nacional.

Além disso, este investimento reforça o compromisso da empresa com o tema da sustentabilidade, uma área na qual detém diversas certificações de rótulos ecológicos, como o “Global Organic Textile Standard” (GOTS), “Organic Content Standard” (OCS),  “Responsible Wool Standard” (RWS) e “Global Recycle Standard” (GRS).  

“Temos uma necessidade crescente de guardarmos e termos sempre tudo muito bem  separado e dividido. Esta amplificação na nossa organização permitiu sermos muito mais  eficientes, muito mais concisos e trabalharmos de forma muito mais simplista.”, acrescentou Beatriz Tavares, embaixadora para a Sustentabilidade Social e Ambiental na Twintex. 

“A solução adotada ilustra como a tecnologia pode transformar a indústria têxtil, tornando-a mais eficiente, sustentável e preparada para o futuro”, salienta em comunicado a VRC.

O caso prático Twintex/VRC vai estar em destaque na conferência INTRALOGÍSTICA, dia 28 de janeiro, em Braga. Se ainda não se inscreveu, veja como participar.