O Porto de Leixões alcançou um marco histórico no início de janeiro. No TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis Líquidos (Grupo ETE), o navio MV KOBAYASHI MARU atracou com 51.500 toneladas de milho a granel, provenientes da Roménia e da Sérvia, distribuídas por cinco porões, convertendo-se na maior operação de descarga ali realizada até à data.
O navio MV KOBAYASHI MARU, um bulk carrier de grandes dimensões, agenciado pela ICC Navegação, descarregou no dia 2 de janeiro 51.500 toneladas de milho a granel, provenientes da Roménia e da Sérvia, naquela que se converteu na maior operação de descarga realizada no TCGL do porto de Leixões.
A operação, conduzida pelo TCGL destacou-se pela eficiência e pelo uso de tecnologias sustentáveis, incluindo gruas Liebherr LHM420 de última geração e uma tremonha ecológica desenvolvida pelo Grupo ETE, equipamentos que se destacam pelo baixo nível de emissões de carbono.
“Este marco não só demonstrou a capacidade operacional do TCGL, mas também reafirmou o Porto de Leixões como uma referência de eficiência e sustentabilidade no setor portuário nacional”, destacou a administração portuária.
Grande “feito” para o norte, para o Porto de Leixões, para o TCGL e, sobretudo, para o agente do navio “ICC-Navegação”, que conseguiu este evento maravilhoso, que esperamos se venha a repetir mais vezes! Muitos parabéns e continuem!
Monteiro da Rocha