A GS1 Portugal organiza, no dia 23 de janeiro de 2025, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o seu 1.º Congresso Internacional de Sustentabilidade. Subordinado ao tema “Sustentabilidade e Descarbonização: como relatar este binómio”, o evento apresenta-se como uma iniciativa de sensibilização da comunidade empresarial para a transposição da Diretiva de Relato Empresarial de Sustentabilidade para o quadro legislativo nacional, equacionando também a importância dos roteiros de descarbonização das empresas, no âmbito das estratégias de sustentabilidade que os relatórios devem reportar.
Todas as grandes empresas serão obrigadas a incluir nos seus relatórios financeiros informação sobre o impacto ambiental, social e governança (ESG). A aplicação desta nova Diretiva, para além das grandes empresas, abrange também as PME. Um dos grandes desafios que se vai colocar é a regulação. O número de empresas obrigadas a fazer este relatório vai aumentar substancialmente: de 30 para mais de 10.000. Como vai o regulador assegurar uma resposta? E como pode este relato de sustentabilidade ser perspetivado como uma oportunidade para as empresas?
Durante a manhã, a agenda será totalmente dedicada à preparação e sensibilização para a importância do reporte de informação de sustentabilidade e às obrigações que decorrem da transposição da Diretiva, com a presença de Patrick de Cambourg, presidente da EFRAG, entidade que criou, com a Comissão Europeia, as normas de relato, e de Luís Laginha de Sousa, chairman da CMVM.
Da parte da tarde, haverá um painel debate sobre o Roteiro para Neutralidade Carbónica: “Descarbonizar e gerar valor”.
No final do dia, será feita a atribuição dos prémios Lean & Green da GS1 Portugal às empresas que revelaram mais progresso na descarbonização das suas operações logísticas e de transporte.
Os interessados poderão obter informação adicional no site da GS1 Portugal.