No ano passado, o Porto de Sines bateu novos recordes de movimentação, tornando-se o melhor ano de sempre da infraestrutura portuária. O grande destaque foi para a carga contentorizada, que cresceu 16% face ao período homólogo, movimentando 1,9 milhões de TEU.
No volume de carga, Sines registou 47,8 milhões de toneladas (+11% do que em 2023), tendo o Terminal de Contentores (Terminal XXI) liderado com 23 milhões de toneladas, e o Terminal de Granéis Líquidos com 20,8 milhões de toneladas.
Ainda em termos de crescimento, no ano passado o Porto de Sines atingiu o Top 14 na classificação de portos europeus, e voltou a destacar-se no final do primeiro semestre como o porto europeu a registar um maior índice de crescimento, com uma variação homóloga de 25%.
Na última década, o Terminal de Contentores de Sines cresceu 14,7%, e hoje conta com mais de vinte serviços regulares, semanais e bissemanais, que o ligam aos principais mercados internacionais.
De recordar que está ainda em curso o plano de expansão deste terminal, que se encontra atualmente na fase III, e que irá aumentar a capacidade deste porto dos atuais 2,7 milhões para 4,1 milhões de TEU, até 2030.