A Dachser acaba de reforçar a sua frota de distribuição de última milha em Madrid com cinco camiões elétricos de 7,5 toneladas. As novas unidades foram fabricadas pela KAC Motors.
Com autonomía real de 230 quilómetros, estes camiões serão utilizados na área de entrega sem emissões da Dachser na capital espanhola. Assim, realizarão entregas e recolhas diárias a partir dos armazéns centrais do operador logístico em Coslada até ao centro da cidade.
Em comunicado, a Dachser assinala que esta solução não só melhora a qualidade do ar, como também reduz a poluição sonora na cidade. Além disso, “reforça o compromisso com a sustentabilidade”.
No evento de apresentação dos novos veículos, o CEO da Dachser Iberia, Celestino Silva, afirmou que a empresa está convicta de que as entregas urbanas sem emissões que realiza têm um impacto significativo na redução das emissões de CO2, na melhoria da qualidade do ar e na diminuição da poluição sonora causada pelo tráfego rodoviário.
“Por cada camião elétrico que adicionamos à nossa frota, avançamos de forma concreta rumo a um futuro mais sustentável. O nosso objetivo é continuar a incorporar estes veículos na Dachser Iberia e restante Europa nos próximos anos”, adiantou.
Por sua vez, o CEO da Jac Motors Iberia, Marc Oliva, considerou que “a descarbonização do transporte de mercadorias deve ser uma prioridade para a preservação do planeta”. Este é – sublinhou – “um caminho que necessita de um maior compromisso governamental e de políticas claras para uma transição bem-sucedida”.
No mesmo comunicado, a Dachser refere que esta medida se enquadra numa estratégia de proteção climática a longo prazo e focada na eficiência, inovação e responsabilidade inclusiva. Entre as iniciativas em curso está o programa “Dachser Emission-Free Delivery”, lançado em 2018 em Estugarda, que gere a entrega de mercadorias em áreas urbanas definidas utilizando exclusivamente veículos elétricos, reduzindo poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa. E que abrange, atualmente, 21 cidades metropolitanas europeias.