O retalhista ibérico Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2024, contando com mais de 20 fornecedores. Estes dados foram divulgados a propósito do Dia Mundial do Queijo, que se assinalou na segunda-feira, 20 de janeiro.
Em comunicado, a empresa sustenta que este valor resulta da sua expansão e crescimento em Portugal, onde detém 60 supermercados, mas também do trabalho realizado “em estreita colaboração com os seus fornecedores, alinhando modelos de produção, construindo relações de confiança e desenvolvendo um trabalho de melhoria continua”.
“Trabalhamos com fornecedores de norte a sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado. Estes números refletem a nossa aposta na produção nacional e é também isso que nos permite colocar nos nossos supermercados produtos produzidos com as características que os nossos ‘Chefes’ [clientes] procuram”, sustenta, em comunicado, o diretor de Compras de Queijos da Mercadona, Tito Cunha.
Um dos fornecedores é a Queijaria Lactifeita, uma empresa portuguesa de raiz, com cerca de 30 trabalhadores, e sediada em Mafra. É aí que se produzem o queijo fresco e o requeijão Hacendado, uma das marcas próprias do retalhista. Em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo a esta empresa com a qual trabalha desde 2019, ano em que abriu a primeira loja em Portugal.