Os portos de Lisboa e de Setúbal movimentaram, em 2024, 17,8 milhões de toneladas de mercadorias e 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), o que representa um crescimento homólogo conjunto de 3,7% em toneladas e de 7% em TEU.
Em comunicado, especifica-se que, no porto de Lisboa, se verificou um aumento de 3,6% no volume de carga movimentada, em relação a 2023, num total de 11,3 milhões de toneladas. Quanto aos TEU, a subida foi de 9,8%, para as 460.746 unidades. Este desempenho é atribuído à recuperação de linhas de contentores e à introdução de novas rotas comerciais, nomeadamente para o continente americano.
Quanto ao porto de Setúbal, movimentou 6,5 milhões de toneladas, o que traduz uma subida de 3,7% face ao ano anterior. No mesmo comunicado, salienta-se que este resultado reflete os investimentos na melhoria das infraestruturas portuárias, acessibilidades e equipamentos. Já no que toca ao segmento de carga contentorizada, registou um decréscimo de 0,8%, para os 155.872 TEU movimentados.
A propósito destes números, o presidente dos Conselhos de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa, e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, sublinha que os dois portos “desempenham um papel central no apoio às cadeias logísticas nacionais e internacionais, servindo a Área Metropolitana de Lisboa e o seu hinterland, e garantindo uma conexão estratégica com mercados globais”.
Deixa, ainda, o compromisso de mais investimento na modernização das infraestruturas, na diversificação de rotas e no reforço da eficiência operacional, que considera essenciais para manter a competitividade dos dois portos e tornar Lisboa e Setúbal numa referência global no setor marítimo.