No passado dia 1 de fevereiro, o Grupo Totalmédia concluiu a integração na Rhenus, passando a operar sob a marca Rhenus Logistics. Com este marco, a empresa alemã formaliza a integração da portuguesa e conclui o processo de aquisição iniciado com a participação maioritária em janeiro de 2024, reforçando assim os seus serviços de Home Delivery na Península Ibérica e a sua posição de mercado ao nível de soluções logísticas.

O Grupo Totalmédia foi fundado em Portugal em 1998, e há mais de 25 anos que é reconhecido no setor de entregas ao domicílio a nível ibérico, contando com as empresas TNB e TTM Entregas ao Domicílio em Portugal e com as Home Logistics e Sama Logística em Espanha. O core do grupo é a entrega ao domicílio de bens pesados e volumosos, através de serviços de transporte, montagem, embalamento e armazenagem.

Com a aquisição, e atuando sob a marca Rhenus Logistics, o grupo continuará a operar no segmento de Home Delivery, mantendo o seu foco no serviço ao cliente e beneficiando do apoio da marca Rhenus. No setor de entregas ao domicílio, a marca é globalmente conhecida através da Rhenus Special Delivery, presente também noutros 15 países europeus, dos quais 13 com redes próprias, e movimentando anualmente cerca de 7 milhões de envios.

“Ao adotar a marca Rhenus Logistics, o Grupo Totalmédia completa a sua integração e reforça os valores que sempre guiaram a sua trajetória, agora totalmente alinhados com a visão e os princípios da Rhenus: soluções orientadas para o cliente, compromisso com os colaboradores, espírito empreendedor, integridade e continuidade”, afirma ainda empresa em comunicado.

José Manuel Cruz, Managing Director da Rhenus Special Delivery em Portugal, considera que “esta transição representa um marco significativo na nossa trajetória, reafirmando o nosso compromisso com os clientes, parceiros e colaboradores, ao mesmo tempo que aproveitamos as sinergias e a visão europeia proporcionadas pelo Grupo Rhenus. O nosso objetivo é continuar a ser o melhor operador local, agora com a força, experiência e recursos de um líder global”.

A nível europeu, a empresa destaca que a adoção da marca Rhenus Logistics reforça a ambição do grupo em construir uma operação mais forte e competitiva por toda a Europa, considerando que o rebranding permitirá que Portugal beneficie de uma rede global consolidada, garantindo soluções logísticas mais eficientes e adaptadas às necessidades dos seus clientes.

Frederico Beck, Managing Director South Europe da Rhenus Special Delivery, vê esta integração como uma parte integrante da estratégia ibérica do Grupo Rhenus, e defende que “é um forte sinal da nossa confiança no mercado português. Esta transição não só reforça a nossa posição como líderes europeus de entregas ao domicílio, como também nos permite oferecer maior eficiência, inovação e sustentabilidade através dos nossos serviços. Estamos entusiasmados com as oportunidades que esta jornada trará para os nossos colaboradores, clientes e parceiros”.

Uma visão estratégica
Em entrevista à Supply Chain Magazine, José Manuel Cruz comenta que a integração na rede Rhenus irá permitir que o Grupo Totalmédia obtenha não apenas vantagens comerciais, mas também sinergias entre as unidades de negócio, como é o caso da Road Freight em Espanha, ao nível de transporte e de armazenagem. “O mercado ibérico é um mercado com imenso potencial de crescimento, não só ao nível dos serviços que já oferecemos, mas também de outros serviços e segmentos de mercado que atualmente ainda não temos desenvolvidos, mas que acompanhamos de perto”, antecipa o responsável nacional.

Ao nível dos serviços, destaca a importância dos clientes para a evolução e crescimento conjunto, afirmando que “o ‘segredo’ do Grupo Totalmédia foi sempre esse mesmo: trabalhar em conjunto com os nossos clientes e ser criativo na busca de soluções adequadas e que permitam melhorar as suas operações de last mile”.

Frederico Beck acrescenta ainda que “esta estratégia vai ajudar os nossos clientes nacionais que terão um produto de muitíssima qualidade e vai-lhes também permitir uma expansão além-fronteiras com transportes com total traceabilidade num só sistema informático para todos os países onde queiram vender”, uma integração que será feita até 2026, de modo a que os clientes possam ter uma total visibilidade e rastreabilidade dos pedidos por toda a Europa.

Poderá ler a entrevista aos responsáveis na íntegra na edição de fevereiro da nossa revista SCMedia News, disponível brevemente.