A VGP, grupo pan-europeu especializado em imóveis logísticos e semi-industriais de ponta, anunciou que o VGP Park Montijo, o seu segundo projeto na área da Grande Lisboa, está 100% pré-arrendado antes da conclusão da construção, prevista para o primeiro semestre de 2025.
Localizado na Estrada Nacional N5, no Montijo, o parque beneficia de uma ligação estratégica às autoestradas A33 e A12, que ligam diretamente a Lisboa, ao aeroporto e às principais vias nacionais, como a A1 e a A2.
Com 51 cais de descarga, 12 metros de altura livre e uma área bruta locável de 32.000 m², o parque já tem confirmados como futuros inquilinos as empresas LOGIFRIO, Sam’s, Spraga e JKGlobal, que tomarão posse dos seus espaços no início do segundo semestre de 2025.
Infraestruturas de ponta e aposta na sustentabilidade
A LOGIFRIO, um dos principais arrendatários do espaço, contará com 13.000 m² de instalações refrigeradas, incluindo cinco áreas de armazenamento Box in Box, com espaços entre 800 m² e 2.800 m² e 12 metros de altura livre para a instalação de sistemas de frio.
O VGP Park Montijo foi projetado com foco na eficiência energética e na sustentabilidade, cumprindo os requisitos da taxonomia da União Europeia e visando a certificação BREEAM “Excellent”. Entre as soluções implementadas para reduzir a pegada de carbono destacam-se:
- Sistema de gestão de contadores inteligentes, para otimizar o consumo energético;
- Facilidade de acesso a transportes sustentáveis, promovendo alternativas ecológicas;
- Produção de energia renovável, com a instalação de painéis solares fotovoltaicos, incluindo um sistema de 999 kWp para a LOGIFRIO.
Com esta aposta, a VGP pretende não só tornar os seus edifícios mais sustentáveis, mas também auxiliar os seus inquilinos na transição para a energia verde, contribuindo para os seus objetivos de descarbonização.
O VGP Park Montijo é o terceiro projeto da empresa em Portugal, seguindo-se ao VGP Park Santa Maria da Feira (2019), arrendado à Radio Popular, e ao VGP Park Loures, um centro logístico de last mile ocupado pela DPD e DHL.
Com um percurso consolidado na Europa e um portfólio crescente, a VGP continua empenhada em expandir a sua presença em Portugal. O grupo está ativamente à procura de novas oportunidades de investimento para aumentar a sua rede de parques logísticos e responder às crescentes necessidades do mercado. Este novo projeto reforça o posicionamento da empresa no imobiliário logístico em Portugal.