Uma joint-venture liderada pelo AD Ports Group, do Dubai, iniciou esta semana as operações do novo terminal de carga e logística da Noatum Unicargas Logistics, no porto de Luanda, em Angola.

A AD Ports detém uma quota de 81% do terminal, em parceria com a Unicargas e a Multiparques, e 90% numa parceria de logística com a Unicargas. Além disso, comprometeu-se a investir 250 milhões de dólares até 2026 para a modernização do terminal, como parte do acordo de concessão por 20 anos, assinado em abril de 2024 com o porto angolano.

No âmbito da operação agora iniciada, a Noatum está a investir em novos camiões e sistemas, de modo a reforçar o acesso de Angola aos mercados internacionais. De acordo com o CEO regional do AD Ports Group, Mohamed Eidha Al Menhali, o investimento no novo terminal e em instalações logísticas potencia o crescimento do volume de contentores em 3,3% ao ano na próxima década.

O porto de Luanda movimenta cerca de 76% da carga de Angola e fornece acesso marítimo à República Democrática do Congo e à Zâmbia.