A Associação de Empresas de Sines (AES) assina hoje um protocolo de cooperação com a empresa pública dos portos de Cabo Verde (ENAPOR), com vista ao estreitamento de relações entre as entidades, bem como à promoção de ações de intercâmbio.
A ENAPOR destaca que estes investimentos, relacionados com o setor marítimo e portuário, estão incluídos no pacote de investimentos da União Europeia, assinado em setembro de 2024, e com um valor de 219 milhões de euros, o maior apoio de sempre de Bruxelas ao arquipélago, para aplicar nos próximos anos. Segundo a entidade, “este protocolo reforça o compromisso da empresa no desenvolvimento do setor marítimo-portuário”.
Em comunicado, a AES destaca que a assinatura do protocolo terá em vista “serem estabelecidas ações de colaboração principalmente nos domínios da segurança e ambiente, operações portuárias, gestão portuária, transição/evolução digital e descarbonização, no sector marítimo-portuário”.
O protocolo celebrado será assinado no Porto Grande, na sede da empresa estatal cabo-verdiana, na cidade do Mindelo (ilha de São Vicente), e irá contar com a presença de “personalidades de altos cargos e entidades, de vários países, conexas ao setor marítimo-portuário”, avançou a AES.