A Panattoni Ibéria anunciou o início da construção do Panattoni Park Lisbon-City, um moderno parque logístico com 85.000 metros quadrados de área construída, localizado em Santa Iria de Azóia. O projeto surge na histórica localização conhecida como Covina, anteriormente uma fábrica de vidro, e representa uma transformação significativa para a zona.
A Panattoni Ibéria firmou um acordo com a Saint-Gobain para a aquisição do terreno, num processo assessorado pela Abreu Advogados, sob a coordenação do sócio Pedro Pais de Almeida. O novo parque logístico será desenvolvido em três parcelas, abrangendo um total de 212.380 m², e será construído em duas fases.
A primeira fase, com início em fevereiro de 2025, contará com uma área bruta locável (ABL) de 52.590 m², distribuída por três edifícios logísticos multi-inquilinos. Os armazéns terão um pé direito de 11 metros, cais de carga e descarga, carregadores para frotas elétricas e painéis fotovoltaicos na cobertura. A previsão é que esta fase esteja pronta para arrendamento em meados de 2026.
A segunda fase iniciar-se-á a meio de 2025 e abrangerá 32.893 m² de ABL em dois edifícios flexíveis. Tal como na primeira fase, os edifícios terão zonas de escritórios, mezanine e áreas de descanso para funcionários. Prevê-se que esta fase seja concluída após a entrega da primeira fase, em 2026.
“Estamos a revitalizar um antigo espaço industrial, transformando-o num ambiente sustentável e eficiente para o mercado logístico em Portugal. O Panattoni Park Lisbon-City oferecerá uma infraestrutura moderna para empresas de qualquer setor, impulsionando o seu crescimento e competitividade”, afirma Gustavo Cardozo, Managing Director/Partner da Panattoni Ibéria.
O projeto foi concebido com altos padrões ambientais, visando obter a certificação BREEAM (Nível Excelente). Entre as medidas implementadas estão a reutilização de materiais da demolição, uma redução de pelo menos 30% na pegada de carbono das estruturas de betão pré-fabricado e o aproveitamento da água da chuva para as zonas verdes. Os edifícios também contarão com Certificação de Eficiência Energética (EPC) de Nível A.
O parque logístico vai gerar mais de 200 postos de trabalho durante a construção e, quando operacional, terá capacidade para empregar até 500 trabalhadores.
Situado junto à autoestrada A1 Norte, o Panattoni Park Lisbon-City tem acesso direto à principal ligação rodoviária entre Lisboa e Porto. A sua proximidade ao Aeroporto de Lisboa (11 km) e ao centro da capital (18 km) torna-o uma opção estratégica para last mile logistics, distribuição urbana e logística inversa.
Uma localização com história
A fábrica de vidro Covina remonta à década de 1940, tendo sido um importante polo industrial para a região. Nos anos 1960, a Saint-Gobain tornou-se acionista e expandiu a produção, e após a Revolução de Abril de 1974, parte da fábrica foi nacionalizada. A Covina desempenhou um papel crucial na economia local e nacional, tendo proporcionado habitação, educação e infraestrutura comunitária para os seus trabalhadores.