Preços em alta e prateleiras vazias: é este o cenário nos supermercados e mercearias norte-americanos. Muitos pontos de venda começaram mesmo a limitar a quantidade de ovos que os clientes podem comprar por dia, à medida que os preços sobem e um surto de gripe aviária continua a fazer abrandar o fornecimento nacional deste alimento básico.

 

A Associated Press avança que o Trader Joe’s tem agora uma política diária de “uma caixa por cliente” para os ovos, que se aplica a todas as suas lojas nos Estados Unidos. Embora a Kroger não imponha limites a nível nacional, o gigante da mercearia afirma que um punhado de divisões regionais está a impor limites de duas embalagens em locais selecionados. A Walmart também limitou as compras diárias das suas caixas de 60 ovos a dois por cliente, enquanto a Costco está a limitar os seus clientes a três embalagens de ovos por dia, que o armazém retalhista vende em caixas de duas e quatro dúzias.

“Embora a oferta seja muito reduzida, estamos a trabalhar com os fornecedores para tentar satisfazer a procura dos clientes, ao mesmo tempo que nos esforçamos por manter os preços tão baixos quanto possível”, afirmou a Walmart num comunicado enviado à Associated Press.

As explorações agrícolas norte-americanas tiveram de abater milhões de galinhas poedeiras desde o outono de 2024, quando a gripe aviária se espalhou em Maryland, Ohio, Indiana, Missouri, Washington e Arizona, entre muitos outros. O preço médio de uma dúzia de ovos aumentou 37% em dezembro de 2024, e o Departamento de Agricultura norte-americano prevê que os preços continuem nessa trajetória nos próximos meses, estimando um aumento adicional de 20% até ao final de 2025.