A Keychain, plataforma que conecta retalhistas com produtores baseada em Inteligência Artificial (IA), recebeu um investimento de 5 milhões de dólares da Bright Pixel, braço de capital de risco da Sonae, e lançou dois produtos para simplificar processos de fornecimento. 

Este financiamento levado a cabo pela Bright Pixel, surge num momento em que a Keychain sai da fase beta e lança dois novos produtos: Keychain Packaging e Keychain Ingredients. Estas novas funcionalidades permitirão que as marcas simplifiquem o processo de fornecimento de materiais de embalagem e fornecedores de ingredientes para os seus produtos, de forma a ajudá-las a dar resposta à crescente exigência dos consumidores através de métodos de produção mais sustentáveis e eficientes.

Manuel Queiroz, diretor da Bright Pixel Capital, refere que, através deste investimento, será possível capacitar a Keychain para transformar a indústria e a forma como retalhistas e fornecedores trabalham. “Acreditamos fortemente na capacidade da Keychain para modernizar a cadeia de abastecimento de bens de consumo embalados e no seu crescente impacto no mercado europeu.”

Por sua vez, Oisin Hanrahan, cofundador e CEO da Keychain, indica que desde o lançamento da plataforma, o foco tem sido em trazer transparência para o ecossistema de produção e de bens de consumo nos EUA. “Ao mesmo tempo temos explorado como podemos expandir as nossas capacidades para outras regiões, e o apoio do braço de investimento da Sonae é um grande passo nesse sentido. Estamos também entusiasmados por continuar a desenvolver novas ferramentas que vão simplificar a forma como as marcas obtêm embalagens e ingredientes.”

A plataforma permite com que marcas, retalhistas e fabricantes se conectem, de forma rápida, com parceiros de fabrico, agilizando o processo de investigação e desenvolvimento. Atualmente, conta com uma rede de mais de 30.000 fabricantes e 20.000 marcas e retalhistas. Desde novembro de 2023, a Keychain angariou um total de 38 milhões de dólares.