Foi recentemente revelado o projeto da HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (HD KSOE), subsidiária da HD Hyundai, para a construção de um porta-contentores movido a energia nuclear. Este modelo, alimentado pela tecnologia Small Modular Reator (SMR), terá capacidade para 15.000 TEU, e procura revolucionar o mercado dos transportes marítimos e contribuir para a transição global de energias limpas e renováveis.

Este projeto foi apresentado no New Nuclear for Maritime Houston Summit, que decorreu nos EUA, e recebeu o Approval in Principle do American Bureau of Shipping (ABS), entidade certificadora marítima, sendo um aval inicial para que o projeto avance para as fases seguintes.

A empresa destacou as vantagens desta tecnologia em termos de eficiência económica, desempenho e segurança, bem como em termos de emissões carbónicas.

A tecnologia SMR não necessita de sistemas de escape ou de tanques de combustível, permitindo otimizar o espaço de maquinaria dos motores convencionais e aumentando a capacidade de carga. A empresa defende que esta tem uma capacidade para funcionar continuamente durante longos períodos sem necessidade de reabastecimento, tornando-se uma alternativa viável para rotas marítimas transoceânicas, o que reduz a dependência de combustíveis convencionais e elimina as emissões diretas de gases com efeito de estufa.

No entanto, esta energia requer uma maior segurança contra fugas radioativas, tendo sido implementado um sistema de blindagem com tanque duplo de aço inoxidável e água leve, minimizando os riscos associados à sua utilização em ambiente marítimo.

Em colaboração com a Baker Hughes, a HD KSOE também integrou um sistema de propulsão à base de dióxido de carbono no projeto, que procura melhorar a eficiência térmica em aproximadamente 5%, comparativamente aos sistemas tradicionais de propulsão a vapor.